Se não tivesse nos deixado em agosto de 1989, aos 44 anos, o eterno Maluco Beleza estaria completando 80 anos neste 28 de junho de 2025. E é justamente em comemoração a essas oito décadas de Raul Seixas, que a Globoplay está lançando uma série sobre o artista.
Para completar esta importante celebração, trouxemos como dica para vocês também um filme e um livro – além da série – para conhecer Raul Seixas.
Sobre Raul Seixas

O baiano Raul Seixas foi um dos mais autênticos e geniais artistas do nosso país. Cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor e poeta, ele foi um dos pioneiros do rock brasileiro e muitos o consideram o pai do rock no Brasil, influenciando uma geração de artistas com a sua música, sua irreverência e autenticidade.
Um artista adiante de seu tempo, Raul lançou 17 discos em 26 anos de carreira e inovou ao misturar o rock’n roll com o baião, trazendo brasilidade ao gênero e introduzindo uma nova vertente musical no Brasil. Raul Seixas também se utilizou das influências do folk, do country e do blues, além de outros ritmos nordestinos e do rock psicodélico.
Sua obra traz canções com mensagens impactantes, que unem protesto e críticas políticas e sociais – com um tom contestador e muitas vezes irônico – a angústias existenciais, misticismo, metafísica e filosofia, com ideais muito particulares.
Mesmo muitos anos após a sua morte, sua obra continua vivíssima e cultuadíssima, sendo um dos artistas de maior importância da música brasileira, uma lenda nacional.
Raul Seixas permaneceu entre as paradas de sucesso e continua fazendo sucesso e influenciando as novas gerações, sendo um ícone nacional, uma lenda da nossa música. “Toca, Raul!”
Série – “Raul Seixas: Eu Sou”

A série original Globoplay – “Raul Seixas: Eu Sou” – estreou anteontem, dia 26 de junho, e é a primeira série dedicada à vida e à obra do eterno Maluco Beleza.
Produzida pela Globoplay em parceria com a O2 Filmes, narra a trajetória de vida do artista, do nascimento em Salvador até a consagração como um dos maiores cantores nacionais da história.
Com direção de Paulo e Pedro Morelli, e estrelada por Ravel Andrade vivendo Raul, a série conta também no elenco com João Pedro Zappa e João Vitor Silva, que vivem os dois maiores parceiros musicais de Raul Seixas respectivamente: Paulo Coelhoe Cláudio Roberto.
“Interpretá-lo foi um desafio e uma honra. Raul era um gênio, e eu me esforcei para fazer jus à sua complexidade e à sua paixão pela vida e pela arte. Ele não só fala ao cantar, ele empodera a pessoa para ser o que ela quiser. Quando você escuta uma canção dele, se inspira e se transforma naquilo”, conta Ravel Andrade ao G1.
Além disso, estão no elenco: Cyria Coentro, Amanda Grimaldi, Caroline Abras, Julia Stockler, Chandelly Braz, Camilla Molica, Jaffar Bambirra, Gabriel Wiedemann, Vitor Novello, Rodrigo Vidal e Julio Andrade (irmão de Ravel)em uma participação especial.
Ao longo dos oito episódios de “Raul Seixas: Eu Sou”, vários sucessos do artista costuram a trama, proporcionando ao público uma imersão completa em sua obra, que tinha habilidade em fundir o rock com o baião e elementos místicos.
A produção foi selecionada para a competição oficial do festival “Series Mania”, na França, um dos maiores eventos internacionais dedicado a séries, marcando a primeira vez que uma produção brasileira participa da mostra.
Assista ao teaser da série:
Filme – “Raul: O Início, o Fim e o Meio”
“Raul – O Início, o Fim e o Meio” é o filme biográfico de Raul Seixas, lançado em 2012, com direção de Walter Carvalho, e codireção de Evaldo Mocarzel, uma coprodução Globo Filmes com a TV Cultura.
Com participação e depoimentos de diversas personalidades que fizeram parte da trajetória de Raul Seixas, como: Paulo Coelho, Caetano Veloso, André Midani, Maria Eugênia Seixas, Roberto Menescal, Nelson Motta, Tom Zé, Marcelo Nova e Kika Seixas.
O documentário desvenda as diversas facetas de Raul, suas parcerias, seus casamentos e seus fãs, que ele continua a mobilizar mais de 35 anos depois de sua morte.
Assista ao trailer do filme:
Livro – “Raul Seixas: Não Diga que a Canção está Perdida”

Como Raulzito, o garoto de classe média de Salvador que era fã de Elvis Presley, se transformou em Raul Seixas, um dos maiores ícones da cultura pop brasileira? Como o jovem sonhador, depois de “passar fome por dois anos na cidade maravilhosa”, conquistou as gravadoras e o grande público?
E como o criador de “Maluco Beleza” e “Sociedade Alternativa”, responsável por versos que se confundem com a contracultura dos anos 1970, foi derrotado pelas drogas e pelo alcoolismo na década seguinte, mas sem deixar de produzir hits inesquecíveis? Jotabê Medeiros, autor de “Apenas um rapaz latino-americano, cultuada biografia de Belchior”, e crítico musical de larga experiência, responde a essas perguntas e apresenta, neste livro vertiginoso, a primeira biografia de Raul à altura de sua importância.
Publicado em 2019, pela editora Todavia, e foi finalista do Prêmio Jabuti de 2020.



