A cantora e compositora Rebeca lançou, em 2024, seu álbum autoral “Espiral” (Deck). Depois desse tempo de dedicação às composições, ela quis fazer um projeto focado em seu lado cantora, o EP “Órbitas”. Rebeca escolheu três clássicos da música brasileira para fazer suas releituras; “Mutante”, de Rita Lee e Roberto de Carvalho, “Metade”, de Adriana Calcanhotto, e “Infinito Particular”, de Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown.
“Este EP é uma forma de aproximar e expandir meu universo para quem me escuta. As três músicas são de cantoras e compositoras da MPB que me influenciam profundamente — Rita Lee, Adriana Calcanhotto e Marisa Monte — e essas faixas são, também, as minhas preferidas do repertório de cada uma delas. Escolher essas músicas foi uma maneira de revisitar o que me move artisticamente e, ao mesmo tempo, descobrir mais sobre a minha própria sonoridade ao interpretá-las” – comentou Rebeca.

“Mutante” é a canção de Rita Lee que Rebeca mais gosta. “Ela transforma a rejeição – um sentimento tão doloroso – em algo teatral, exagerado e, ao mesmo tempo, leve” – comentou Rebeca. Em sua versão, a música habita um universo bossa nova lo-fi. “Quis trazer uma certa ‘preguiça’ ao arranjo, como quem faz drama para se divertir, como forma de sedução” – contou ela.
“Metade”, de Adriana Calcanhotto, também faz parte da playlist da Rebeca. Ela, que adora as músicas tristes e melancólicas, imaginou o fundo do mar como cenário para criar um novo arranjo. “Esse lugar de imobilidade, de silêncio e de reflexão. Um espaço profundo, onde tudo parece suspenso e o tempo desacelera, perfeito para explorar o estado emocional da música” – explicou.
Confira clipe:
“Infinito Particular” ganhou um arranjo bem diferente do original. “É a faixa mais eletrônica, onde experimentei com beats, piano e programações, abrindo um espaço sonoro mais íntimo e, ao mesmo tempo, mais amplo” – explica Rebeca. Ela começou a produzir sozinha, depois chamou o produtor Rafael Ramos, que ajudou
a dar textura e profundidade ao que ela queria expressar. “Sinto que essa música representa esse lugar entre o mistério e a entrega” – finaliza.
O EP “Órbitas” é um lançamento da gravadora Deck e já está nos aplicativos de música.



