Roberto Carlos e Paulo Sérgio fizeram um sucesso absurdo e colocaram muita gente para dançar nos anos 70.
Enquanto Roberto Carlos nos presenteia até hoje com sua voz e hits como Emoções, Nossa Senhora e Como é Grande Meu Amor Por Você, Paulo Sérgio se foi cedo, mas antes de ir nos deixou grandes canções como A Última Canção, Quero Ver Você Feliz e Não Creio em Mais Nada.
A seguir, vamos te contar sobre a polêmica que envolve os dois artistas e o disco “Inimitável”, do Rei Roberto Carlos. Confira!
Entenda a polêmica com Roberto Carlos
Na segunda metade da década de 60, Roberto Carlos era a personificação do sucesso da música jovem brasileira. Ou seja, possíveis imitadores era o que não faltava.
Porém, um em especial chamou atenção.
Paulo Sérgio iniciou sua carreira em 1968, e desde o início, o timbre de sua voz foi comparado com o de Roberto.
Logo no começo da carreira, Paulo estourou em todo o Brasil com a música Última Canção. Seu estilo e sua voz eram muito elogiados e ambos eram comparados com o Rei.
Na época a imprensa chegou a falar que não tinha diferença ouvir um ou outro, eram praticamente o mesmo artista em corpos diferentes.
Na época, o falatório tomou proporções gigantes e, é claro, chegou nos ouvidos dos artistas.
Então, em 1968, a CBS, que na época era gravadora de Roberto, lançou o polêmico LP do Rei: O Inimitável.
O lançamento foi enxergado como uma espécie de resposta para as pessoas que faziam comparações exageradas entre os cantores e, para alguns, até uma provocação para o próprio Paulo Sérgio.
Na biografia não autorizada de Roberto Carlos, Paulo César de Araújo cita uma fala de Sérgio onde ele diz que chegou a passar por uma operação na garganta só para pararem de comparar sua voz:
“Eu operei a garganta para ver se minha voz ficava diferente da voz de Roberto Carlos e não adiantou. Estou desesperado, já não aguento mais ouvir todo mundo dizendo que eu imito o Brasa”
Mas a história acabou bem. Em 1973, os dois artistas se encontraram em um show beneficente no Hospital das Clínicas em São Paulo e esclareceram toda a história, concluindo que a inimizade não passava de boatos.
No final, a polêmica entre Roberto Carlos e Paulo Sérgio nos rendeu um grande EP. Portanto, brigas e comparações à parte, ambos foram e ainda são artistas importantíssimos para nossa música brasileira!