Roberto Menescal: a história da música “O Barquinho”

Hoje é aniversário de um dos mais importantes nomes da música popular brasileira: o cantor, compositor, instrumentista, produtor musical e arranjador carioca Roberto Menescal, completa 86 anos. Menescal, junto com Ronaldo Bôscoli, foi responsável pela música “O Barquinho”, um dos sucessos da Bossa Nova.

E, para homenagear o aniversariante do dia e seguir homenageando grandes compositores da nossa música popular brasileira, nós damos continuidade à série Saudando Grandes Compositores da MPB, em que contamos a história de grandes clássicos das carreiras desses artistas.

Roberto Menescal e Nara Leão | Foto: Reprodução

Roberto Menescal

Menescal foi um dos pioneiros da Bossa Nova nos anos 1960. Participava – ao lado de outros jovens músicos da classe média carioca – das reuniões no apartamento da cantora Nara Leão, em Copacabana, onde o movimento começou, e acompanhou Nara em muitos momentos de sua carreira. 

O artista é um dos mais importantes compositores da Bossa Nova, ao lado de Tom Jobim, Carlos Lyra e Vinícius de Moraes. Criou canções que hoje são consideradas hinos do movimento e da música popular brasileira, como:

  • O Barquinho;
  • Você;
  • Nós e o Mar, Ah, Se Eu Pudesse;
  • e Rio.

Todas elas parcerias com Ronaldo Bôscoli, seu parceiro mais constante.

Outro sucessos são Bye-bye Tristeza (em parceria com Chico Buarque), 

Roberto Menescal foi também responsável por produzir e arranjar discos e canções de diversos grandes nomes da nossa MPB e foi diretor artístico da Philips/Polygram por 15 anos e posteriormente criou seu próprio selo, Albatroz Discos.

Seu primeiro disco – A Bossa Nova de Roberto Menescal e Seu Conjunto – foi lançado em 1963 e, desde então, foram mais de 25 trabalhos solos ou em parceria.

Saudando Grandes Compositores da MPB

E, para celebrar a vida de Roberto Menescal, hoje nós contaremos a história de um de seus maiores clássicos: dois dos seis maiores clássicos: O Barquinho, em parceria com Ronaldo Bôscoli.

A história de “O Barquinho”, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli (1961)

Quando Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli compuseram O Barquinho, em 1961, não imaginavam que a música se tornaria um clássico da Bossa Nova. Tom Jobim, por sua vez, quando ouviu a canção, logo percebeu o potencial. “Lembro-me de ele me dizer: ‘Menesca, essa vai ser um sucesso!'”, conta o compositor. 

Não deu outra: mais de 60 anos depois, O Barquinho acumula mais de duas mil gravações. Foi gravada inicialmente por Maysa, mas fez muito sucesso na voz de Nara Leão. Outros artistas que gravaram a canção foram:

  • João Gilberto;
  • Elis Regina;
  • Alaíde Costa;
  • Leila Pinheiro;
  • Tim Maia;
  • Fernanda Takai;
  • e o próprio Menescal.

Vamos à história:

Roberto Menescal – além de músico – também era pescador e gostava muito de sair para pescar em alto mar em Cabo Frio, cidade do Rio de Janeiro. Sempre que ele encontrava os seus amigos músicos do movimento no apartamento da cantora Nara Leão em Copacabana, ele contava sobre suas aventuras de pescador. 

Até que um dia, ele resolveu levar os amigos músicos para acompanhá-lo em uma pescaria e conhecer essa sua outra faceta. Ele contou em entrevista, que levou umas oito pessoas com ele: Nara Leão, o Tamba Trio, Ronaldo Bôscoli e mais uns três ou quatro amigos.

Acontece que – para a sua surpresa – o barco enguiçou com todo mundo dentro quando já estavam bem longe, depois de Arraial do Cabo.

A bateria do motor já tinha acabado, eles tentaram arrumar na manivela que, ao girar, fazia um barulho que Menescal narrou como: “taca-taca-taca-taca”. Aí, para acalmar os nervos, já que os amigos estavam muito nervosos, o músico começou a cantarolar esse “taca-taca-taca-taca” em um ritmo específico, que – primeiro acelerava, como se o motor do barco fosse pegar novamente – e depois desacelerava, fazendo o motor do barquinho “morrer”.

Até que – quando já era fim de tarde –  passou uma embarcação grande, que vinha da Bahia, eles fizeram sinal e foram resgatados. Quando a embarcação jogou a corda para puxá-los, eles criaram a frase:

“O barquinho vai… a tardinha cai…”.

No dia seguinte, já na casa de Nara Leão, o Ronaldo Bôscoli – grande parceiro de Roberto Menescal – perguntou para ele: “Como era aquele negócio que você fez ontem na manivela?”. E Menescal cantarolou: “O barquinho vai… a tardinha cai…”. Só que Bôscoli insistiu: “Disso eu me lembro, mas como era aquele barulho da manivela?”. 

Resumindo: a dupla de compositores usou a melodia daquele “taca-taca-taca-taca” como base do ritmo para compor um dos maiores sucessos da história da música popular brasileira. Foi a partir dessa experiência em alto-mar, que nasceu a canção O Barquinho.

​​Gostou de saber mais sobre as histórias de grandes canções da nossa música popular brasileira? Continue acompanhando a nossa série Saudando Grandes Compositores da MPB. Hoje, homenageamos o aniversariante Roberto Menescal.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS