Samba de Roda: origem, características e músicas que não podem faltar

De raízes africanas, o samba de roda é uma manifestação popular cultural do Brasil que mistura música, dança e poesia. Registros apontam que o gênero nasceu no Recôncavo Baiano,  por volta de 1860, difundindo-se por todo país. Em 2005, virou Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Além da variante do samba ter heranças trazidas pelos escravizados africanos, ele também tem características musicais de origem portuguesa. Em uma roda de pessoas, as letras e danças se fundem com a potência dos instrumentos típicos do samba, como atabaques e reco-reco.

Nesta matéria, confira mais sobre a origem e característica do gênero, além de músicas famosas:

O Samba de Roda é uma manifestação popular brasileira | Foto: TV Brasil

Origem do Samba de Roda

Original da Bahia, o samba de roda nasceu em meados de 1860 em festas realizadas em terreiros com o objetivo de preservar a cultura e tradições africanas trazidas pelos escravizados.

Próximo a capoeira, a manifestação cultural também celebrava os orixás, caboclos e outras entidades espirituais. Além disso, houve também inserção de elementos culturais portugueses, como a presença de viola e do pandeiro.

Nos dias de hoje, por conta de sua popularidade, o samba de roda pode acontecer em qualquer ocasião, sem a necessidade de um evento em específico.

Apesar dos anos de vida, a música “Pelo Telefone” foi o primeiro samba de roda gravado em disco, em 1916. Interpretada por Ernesto Joaquim Maria dos Santos, conhecido como Donga, o fato foi um verdadeiro marco na história do samba.

Donga participava das rodas de samba no quintal da casa da lendária Tia Ciata – sambista e mãe de santo considerada por muitos como uma das figuras mais influentes para o surgimento do samba carioca – na Praça Onze.

Características

O samba de roda, como o próprio nome sugere, reúne pessoas em círculo que cantam, dançam e tocam, acompanhado de palmas.

Os instrumentos mais comuns são:

  • Chocalho;
  • Viola;
  • Pandeiro;
  • Agogô;
  • Berimbau;
  • Reco-reco;
  • Atabaque;
  • Ganzá.

O samba chula, o samba corrido e a umbigada são variantes do estilo de samba. Além de ter derivados, pesquisadores apontam que o gênero baiano pode ter inspirado o samba carioca.

Músicas famosas

“Marinheiro Só”

“Pelo Telefone”, de Donga e Mauro de Almeida (1916)

“Roda Pião”, de Dorival Caymmi (1939)

Veja mais em:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS