Sequência mais que especial de música preta por DJ Kl Jay, no Mais Preta

São mais de 35 anos de vivência na música! Kleber Simões, o Kl Jay, começou ouvindo rádio AM na infância por influência da mãe. Logo entrou pelas ondas musicais do FM, descobriu inúmeras possibilidades sonoras e se transformou em um dos maiores DJs do Brasil.

Convidado do +Preta Edição DJ, Kl Jay preparou um set de primeira para contar suas memórias musicais e ainda revelou que um disco novo do Racionais está por vir.

Saiba mais:

Kl Jay | Foto: Divulgação

KL Jay

Produtor, empresário, DJ e um dos fundadores do Racionais MC’s, um dos mais importantes grupos de rap do país, KL Jay iniciou sua carreira como DJ ao realizar bailes em residências, junto com Edi Rock, que mais tarde também viria a ser integrante do Racionais.

Alguns anos depois, inspirado por vídeos de performance de Dj Cash Money, referência na cena Hip Hop, descobriu a arte dos toca-discos. Em 1989, fundou o Racionais MC’s junto com Edi Rock, Mano Brown e Ice Blue. Com o rapper Xis, criou a 4p, gravadora e produtora de eventos e confecção.

Em 2007, Kl Jay lançou a “Fita Mixada Rotação 33”, projeto em que o DJ mixa durante 30 minutos pérolas do rap brasileiro com instrumentais dos mesmos cantados na voz de outros MCs.

Também produziu junto com XIS, por 10 anos, o mais importante campeonato de DJs do país : “O Hip Hop DJ”, campeonato esse que revelou nomes de peso como:

  • Dj Cia;
  • King;
  • Marco;
  • Nuts;
  • Tano;
  • Pow;
  • Hadje;
  • Will;
  • Eric Jay;
  • RM;
  • AJAMU;
  • entre tantos.

KL Jay também é sócio da gravadora Cosa Nostra juntamente com o Racionais MC’s e possui seu selo individual a KL MÚSICA, que já lançou os álbuns de muitos artistas do Rap.

“Tem que ter a sensibilidade pra tocar no momento certo e surpreender.” diz DJ Kl Jay sobre incluir clássicos da música nacional e internacional em seus sets

Em conversa com Adriana Couto, Kl Jay relembra momentos que marcaram sua trajetória, desde os clássicos que ouvia no rádio e passou a incluir em samples ou em seus sets, até pessoas que disseram que ele não poderia incluir músicas, como as de Jorge Ben Jor, em discotecagens de hip hop.

Kl Jay também contou surgiu canções como “Da Ponte pra Cá” e “Homem na Estrada“, grandes sucessos do Racionais Mc’s, que usaram samples de clássicos brasileiros como “Ela Partiu”, de Tim Maia.

Inclusive, o DJ revelou a Adriana que os Racionais MC’s estão em produção de um novo disco. Sem previsão de lançamento e com letras escritas por Mano Brown e Edi Rock, Kl Jay já prepara: “vem música nova aí!“.

Apresentar um bom trabalho requer um cuidado, requer uma atenção. Não dá para fazer música que nem bolacha. Então é por isso. O Racionais demoram as vezes quase 10 anos para lançar um disco.

Ouça o episódio na íntegra:

Sobre o ‘+Preta’

+PRETA coloca no dial da Novabrasil músicas cantadas e/ou compostas por artistas negros e negras brasileiras de diferentes gerações. O programa embarca na diversidade da produção contemporânea, mas não perde a chance de apresentar clássicos e raridades.

Sem preconceitos e com muito afeto o +PRETA celebra a beleza e força criativa da música brasileira a partir da experiência de uma pessoa negra.

A cada edição, um/uma artista, personalidade, ou intelectual negra divide com o público suas memórias musicais + pretas em quadros especiais como: o samba da vida, a música da família, o som revolucionário, o hit que inspirou uma mudança.

No comando do microfone, a apresentadora Adriana Couto, uma das profissionais mais conhecidas do jornalismo cultural.

Confira a playlist oficial do programa:


COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS