Há mais de 10 anos, o projeto Sol.te vem se consolidando como um espaço de formação, pertencimento e transformação para crianças e adolescentes, no bairro do Bixiga, região central de São Paulo. A iniciativa já impactou diretamente mais de 1.130 crianças e adolescentes, oferecendo acesso à arte e cultura.
Além de oferecer um espaço de contraturno escolar, o Sol.te aplica uma metodologia própria. Baseada em experiências artísticas integradas que fortalecem identidades e valorizam a diversidade cultural de seus participantes.

O começo do Sol.te
O Sol.te nasceu do interesse de crianças que moram no Bixiga com um espaço cultural, o Teatro do Incêndio. Assim, a vice-presidente do projeto, resolveu utilizar o espaço, que ficaria ocioso, para atividades com as crianças. Logo, as atividades incluíam dança, música, artes manuais e alimentação.
Assim, a Novabrasil conversou com a Gabriela Morato, 34, que é vice-presidente do Sol.te:
“A gente foi entendendo que essas oficinas de teatro, elas foram se tornando também oficinas de artes integradas. Muito pela experiência múltipla dos artistas.”
Com a chegada da pandemia, Morato entendeu que as questões sociais como vulnerabilidade, ficaria mais complexa. Logo surgiu a possibilidade de criar um espaço de contraturno escolar, com atividades artísticas e culturais, mas também de apoio para a rotina das famílias. Isto é, um espaço seguro para essas crianças ficarem, com alimentação durante o período ocioso sem a escola.
Em 2022 nasceu a Escola Cultural, um projeto de contação de histórias chamado Sol.te que te contei! que já passou pelo SESC Campo Limpo, por praças públicas e pelo Bibliocesc.
O grupo reuniu todo o conteúdo dos últimos anos e desenvolveu um catálogo de brincar com mais de 20 oficinas disponíveis.

Futuro do Sol.te
Depois de um hiato do projeto, o SOL.TE ainda caminha para voltar com as atividades teatrais para as crianças. Para Gabriela Morato, o teatro é um lugar de encontro não só dessa rede de profissionais que faz ele existir. Mas do território que faz ele existir, das famílias, das crianças, dos responsáveis e de todos os entusiastas.
SOL.TE é formado por Thiago Juremeira, Gabriela Morato, Elizabete Aguiar, Elena Vago, Giovana Vieira, Rafael Mariposa, André Souza, Lusa Silva e Marilene Almeida, Valcrez Siqueira, Renato Silvestre, Yago Medeiros, Julieta Guimarães, Cíntia Chen, Eduardo Silva, Fabiana Rosa, Amanda Marcondes, Rô Garcia e Giulia Martins.