O Spotify pagou cerca de R$ 1,6 bilhão em royalties a artistas brasileiros em 2024, segundo o relatório Loud and Clear. O valor representa um aumento de 31% em relação ao ano anterior e mais que o dobro do registrado em 2021. A adesão massiva dos brasileiros à plataforma e o alto engajamento com música local explicam parte desse resultado, conforme destaca Carolina Alzuguir, diretora de música do Spotify Brasil.
“O Spotify foi muito adotado pelos brasileiros. Os brasileiros são apaixonados por música, são fãs de música, e são muito engajados. Os números do Brasil e dos fãs brasileiros, principalmente, são tão grandes que a gente vê artistas dos outros países querendo fazer feats com artistas brasileiros”, disse Carolina Alzuguir, Head de Música do Spotify Brasil, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.
A preferência por músicas nacionais é evidente: 84% das faixas no Top 50 diário do país em 2024 foram de artistas brasileiros, e mais de 60% dos royalties gerados no Brasil ficaram com eles. Globalmente, o interesse pela música em português também cresceu, com aumento de 20% nos royalties dessas faixas. Mais de 815 milhões de playlists no mundo incluíram músicas brasileiras, sendo Estados Unidos, México e Alemanha os principais destinos.
O relatório também aponta que artistas de todos os níveis foram beneficiados. Desde o fim de 2023, o Spotify passou a exigir pelo menos mil reproduções anuais por faixa para liberar pagamentos, otimizando o repasse dos valores. Essa mudança tem ampliado o alcance da remuneração, inclusive para artistas que ainda não figuram no topo das paradas, reforçando a ideia de que é possível viver da música sem necessariamente ter um grande hit.
Música brasileira fora do Brasil
O Spotify também registrou um crescimento gigante no consumo internacional de músicas cantadas em português. Trata-se de um indicativo de que a música brasileira tem “viajado” também para outros países. A música em português teve em 2024 um aumento de 20% dos royalties gerados globalmente, se comparado com 2023. Então, houve 20% de crescimento de consumo de músicas em português.



