À noite, sob a luz suave dos lampiões, o Cemitério da Consolação deixa de ser apenas um campo-santo para se tornar um verdadeiro livro a céu aberto. É o que prova o projeto “Vozes da Consolação”, criado por Thiago de Souza, também fundador do canal “O que te assombra”, que conduz visitantes por um passeio recheado de memórias, lendas e curiosidades que moldaram São Paulo.
Durante a caminhada, é possível conhecer de perto túmulos de figuras como Luiz Gama, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e a lendária Marquesa de Santos. Cada parada é uma oportunidade de mergulhar em histórias que misturam política, arte, amores e até mistérios.
Da loira do banheiro à primeira sepultada
Entre as narrativas mais curiosas está a de Maria Augusta de Oliveira Borges, a “loira do banheiro”, que realmente existiu e foi casada com um importante político do século XIX. Ela não está enterrada na Consolação, mas seu marido sim, o advogado e ex-governador de São Paulo, Francisco Antônio Dutra Rodrigues. Outro destaque é Dona Thereza de Jesus Correia, a primeira mulher a ser sepultada ali, em 1858, cujo passado como escravizada também revela parte das desigualdades da época.
Thiago lembra que o cemitério sucedeu o dos Aflitos, no bairro da Liberdade, e acabou se tornando o principal narrador das histórias da cidade, abrigando desde anônimos até grandes personalidades.
Um convite para caminhar pela memória
O passeio noturno acontece uma vez por mês, sempre com novas histórias e descobertas. A próxima edição será no dia 15 de agosto, e as inscrições podem ser feitas pelo Instagram @oqueteassombra. Mas, corre que as vagas são limitadas e a procura é grande. Além da experiência, os visitantes têm a chance de olhar o cemitério com outros olhos: não como um lugar de medo, mas como um espaço onde a história continua viva.
Semanalmente também há passeio, nas tardes das segundas-feiras. Esse é mais fácil de conseguir ingresso, e pode servir como um pequeno teste para o seu coração. Afinal, embora as histórias sejam incríveis e te carreguem para outras épocas, você ainda estará dentro de um cemitério.



