por Lívia Nolla
A Turnê Novabrasil tem sido um sucesso e – para fechar com chave de ouro a série de shows que preparamos especialmente para vocês ouvintes, teremos uma noite especialíssima em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, com – ninguém mais, ninguém menos – que ela: Sandy!
Com ingressos esgotados, a cantora, compositora e atriz que tem mais de 30 anos de carreira, vem para coroar a Turnê Novabrasil, no dia 24 de novembro de 2023, com uma apresentação no Centro de Eventos Ribeirão Shopping.
E, para celebrar este fato histórico, nós preparamos uma matéria especial sobre a Sandy para vocês, nossos ouvintes. Vamos lá?
Sandy & Júnior
Sandy Leah Lima nasceu em 1983 – em Campinas, no interior de São Paulo – e começou sua carreira em 1990, quando formou com o irmão, Junior Lima, a dupla Sandy & Junior. Nascidos em uma família muito musical e convivendo com a arte desde muito cedo, os dois são filhos de Xororó e sobrinhos de Chitãozinho (da dupla Chitãozinho & Xororó), além de netos dos músicos Zé do Rancho e Mariazinha, pais de Noely, esposa de Xororó e mãe de Sandy e Júnior.
Sandy & Junior ganharam notoriedade quando se apresentaram – em 1989 – no programa Som Brasil – da TV Globo – cantando a música Maria Chiquinha (composição de Geysa Bôscoli e Guilherme Figueiredo) o que lhes rendeu um contrato com a gravadora Polygram. Ela tinha seis anos de idade e ele, cinco.
A dupla durou 17 anos – até 2007 – e foi um dos maiores fenômenos pop do país, fazendo turnês históricas tanto no Brasil quanto no exterior. Depois de alcançarem o sucesso como cantores mirins, os irmãos atingiram o auge comercial de sua carreira na adolescência e se estabeleceram como recordistas em vendas de álbuns no Brasil.
Primeiros álbuns
O álbum de estreia de Sandy & Júnior chama-se Aniversário do Tatu e foi lançado em 1991. Produzido por Xororó e de estilo sertanejo, o álbum ficou marcado pelo sucesso da regravação de Maria Chiquinha. Sandy, já naquela época, mostrava ter nascido para o palco.
O segundo álbum de estúdio da dupla – Sábado à Noite, de 1992 – seguiu a mesma linha de seu antecessor.
Conforme foram crescendo, Sandy e Junior começaram a imprimir mais seus gostos musicais na produção de seus álbuns. Em seu terceiro álbum de estúdio – Tô Ligado em Você, de 1993 – a dupla apresenta influências de outros estilos, principalmente o pop, incluindo uma regravação do sucesso Splish Splash (versão de Erasmo Carlos para música de Bobby Darin e Jean Murray).
O quarto e quinto álbum de estúdio dos cantores, respectivamente Pra Dançar com Você (de 1994) e Você É D+ (de 1995), deram continuidade ao sucesso deles com o público infanto-juvenil e venderam mais de um milhão de cópias juntos.
O primeiro traz o super hit Com Você, versão em português de I’ll Be There, do grupo The Jackson Five, escrita por Xororó e Feio. E o segundo trouxe o sucesso Vai Ter Que Rebolar (de Nenéo).
Adolescência e primeiras gravações solo
Com os álbuns Dig-Dig-Joy (1996) e Sonho Azul (1997), Sandy & Junior fizeram a transição de cantores mirins para ídolos pop adolescentes. No primeiro, estão grandes hits como: Dig-Dig-Joy (de Feio e Rique Azevedo); Etc… E Tal (versão de Darci Rossi para a música Any Man Of Mine, de Shania Twain e Robert John Lange); e Não Ter (versão de Cláudio Rabello para Non C’e, canção Federico Cavalli, Angelo Valsiglio e Pietro Cremonesi).
Já no segundo, escutamos os sucessos Beijo é Bom (de Darci Rossi e Feio); Inesquecível (versão de Cláudio Rabello para Incancellabile, famosa na voz da cantora italiana Laura Pausini) e Eu Acho Que Pirei (de Feio, Alex e Lili Maturana, que – anos depois – tornou-se a música tema do seriado Sandy & Júnior).
Em 1996, Sandy se apresentou cantando o clássico Águas de Março (de Tom Jobim) no tributo do Som Brasil à Elis Regina, fato que descreveu como um “divisor de águas” em sua carreira, afirmando que, a partir dali, passou a ter um maior reconhecimento como cantora.
No ano seguinte, Sandy gravou uma participação solo no álbum Romanza, do tenor italiano Andrea Bocelli, fazendo um dueto com ele em Vivo por Ella, canção bastante executada nas rádios brasileiras.
Carreira na TV, cinema e disco ao vivo
Em 1997, Sandy & Júnior estrearam no cinema, com o filme infanto-juvenil de comédia O Noviço Rebelde, visto por 1,5 milhão de espectadores. Também debutaram como apresentadores, no programa Sandy & Junior Show, exibido pela Rede Manchete, que apresentava entrevistas, números musicais e jogos com a participação de convidados.
Em meados de 1998, os irmãos iniciaram a turnê Eu Acho que Pirei, que alcançou um público de 8,5 milhões de pessoas e deu origem ao seu primeiro álbum ao vivo, Era Uma Vez… Ao Vivo, lançado em setembro do mesmo ano.
O projeto se tornou o primeiro trabalho da dupla a ultrapassar a marca de um milhão de cópias vendidas e trouxe, além de sucessos já consagrados, as novidades: Era Uma Vez (de Álvaro Socci e Cláudio Matta); No Fundo do Coração (versão de Paulo Sérgio Valle para a canção Truly, Madly, Deeply, de Darren Hayes e Daniel Jones); e Em Cada Sonho (versão de Feio para a canção My Heart Will Go On, sucesso na voz de Celine Dion, tema do filme Titanic).
Ainda em 1998, Sandy realizou outra gravação solo, desta vez para a trilha sonora brasileira do filme de animação Mulan, interpretando a canção Imagem
.
Seriado, As Quatro Estações e estreia como compositora
Em dezembro de 1998, foi ao ar na Rede Globo o episódio piloto do seriado Sandy & Junior. O piloto fez tanto sucesso, que não tinha como o programa não entrar para a grade da emissora.
Em abril de 1999, estreou a primeira temporada do programa, que teve um total de quatro temporadas, ficando no ar até 2002. Exibido originalmente aos domingos, o seriado – que retratava de forma fictícia o cotidiano de Sandy, Junior e seus amigos – se tornou líder de audiência em seu horário de exibição.
Em 1999, Sandy & Junior lançaram seu oitavo álbum de estúdio, As Quatro Estações, considerado um divisor de águas na carreira da dupla – tanto comercialmente quanto artisticamente – e representando de vez sua transição para o pop adolescente.
As Quatro Estações se tornou um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos no Brasil, chegando a 2,8 milhões de cópias vendidas. O álbum trouxe grandes sucessos como: Imortal (versão de Feio para Immortallity, canção de Barry Gibb, Robin Gibb e Maurice Gibb); Vâmo Pulá! (Feio, Tiãozinho e Xororó); e Aprender a Amar (Ricardo Feghali e Nando).
Sandy estreou como compositora nesse álbum; ela compôs a faixa-título As Quatro Estações (com Álvaro Socci e Cláudio Matta) e Olha o Que o Amor Me Faz (com Feio).
Uma turnê homônima foi lançada em apoio ao álbum, vista por cerca de 8 milhões de pessoas e que virou um disco ao vivo no ano seguinte. Neste show, já pudemos conhecer dois novos sucessos: A Lenda (de Kiko, Ricardo Feghali e Nando) e Enrosca (de Guilherme Lamounier).
Em 2000, foi lançado o primeiro e único álbum de remixes dos cantores, Todas as Estações: Remixes.
No mesmo ano, foi lançado o single You’re My #1, um dueto entre o cantor espanhol Enrique Iglesias e Sandy. Também em 2000, Sandy recebeu o prêmio de Melhor Cantora no 7° Prêmio Multishow de Música Brasileira, feito que se repetiu em 2002.
Em janeiro de 2001, com o show da turnê Quatro Estações, Sandy & Junior fizeram uma apresentação histórica, para um público de 250 mil pessoas, na terceira edição do festival Rock in Rio.
Estrela Guia e carreira internacional
Também em 2001, Sandy estrelou na novela das seis Estrela-Guia, da Rede Globo, em que era a protagonista, vivendo a menina hippie e órfã Cristal. Junior fez um papel menor e também apareceu em alguns capítulos da novela – que foi um sucesso de audiência para o horário – interpretando o malabarista Zeca.
Em deste mesmo ano, foi lançado o nono álbum de estúdio da dupla e mais pop até agora, Sandy & Junior, que vendeu 1,5 milhão de cópias e trouxe sucessos como: Não Dá Pra Não Pensar (composição em parceria entre Sandy Leah e Junior Lima); Quando Você Passa (Turu Turu) (versão de Ricardo Moreira para canção de Francesco Boccia, Gianfranco Calliendo e Ciro Esposito) e Cai A Chuva (Milton Guedes e Paulinho Galvão). Com o álbum, os irmãos fizeram turnê internacional.
O sucesso de Sandy & Junior atraiu a atenção do então diretor de marketing da Universal Music na Inglaterra, que teve a iniciativa de lançá-los no mercado internacional.
A dupla gravou onze canções em inglês e lançou o álbum Internacional (intitulado Sandy & Junior fora do Brasil) em 2002, divulgado em países da Europa e América Latina. O projeto foi lançado em diferentes versões; as canções originalmente gravadas em inglês – mas não todas – também tiveram versões em espanhol, francês e português.
O maior sucesso do álbum – Love Never Fails – atingiu o número um no Brasil, Top10 em Portugal, Chile e Venezuela e Top20 na Espanha e México. A voz de Sandy, sempre elogiadíssima por sua afinação, doçura e extensão.
Após um período de divulgação fora do Brasil, em outubro de 2002 a dupla se apresentou para um público de 70 mil pessoas no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, sendo os primeiros artistas brasileiros a realizarem um show solo no estádio. Esta apresentação gerou o terceiro álbum ao vivo da dupla, Ao Vivo no Maracanã.
Filme Encanto, trabalhos paralelos individuais e mais independência criativa
Em 2003, com o décimo primeiro álbum de estúdio, Identidade – a dupla passou a experimentar um maior controle criativo. Entre os sucessos, as canções: Desperdiçou e Nada Vai Me Sufocar (ambas de Liah, Dani Mônaco e Rique Azevedo) e Você pra Sempre (Inveja) (parceria de Sandy Leah e Junior Lima).
Além dessas , o álbum conta com Encanto, canção tema do filme de aventura e ficção científica Acquária, no qual Sandy e Junior interpretaram seus primeiros protagonistas no cinema. O trabalho rendeu à Sandy uma indicação a Melhor Atriz no Prêmio Fiesp/Sesi do Cinema Paulista.
Nessa época, Sandy e Junior começaram a se dedicar a projetos musicais paralelos, como shows, participações em discos de outros artistas e bandas.
Em abril de 2006, lançaram o décimo segundo e último álbum de estúdio em dupla, o autointitulado Sandy & Junior, que foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.
O videoclipe de seu segundo single, Estranho Jeito de Amar (Tatiana Parra, Junior Lima e Otávio de Morais), foi transformado em um curta-metragem de 13 minutos, protagonizado por Sandy e codirigido por Junior.
Fim da dupla e primeiro álbum solo
Em março de 2007, Sandy deu início a um projeto paralelo a seus trabalhos em dupla com Junior. Ela realizou uma turnê solo com poucas datas cujo repertório foi pautado no jazz, MPB e bossa nova.
Em abril, após 17 anos de carreira, os irmãos anunciaram o fim das atividades em dupla e, em agosto, lançaram seu quarto álbum ao vivo, Acústico MTV, com setlist formada por releituras de canções gravadas anteriormente e três faixas inéditas
Sobre o fim da dupla com o irmão Junior Lima, Sandy disse: “Deu essa vontade de ser único, individual. Felizmente, essa vontade aconteceu simultaneamente nos dois. […] A gente sentiu que não tinha como explorar nossa música de maneira mais diversificada. E que, para percorrer caminhos diferentes, que nos desafiasse mais, só conseguiria fazer separado.”.
Entre 2008 e 2009, Sandy dedicou-se à sua vida pessoal e também à composição e produção das faixas que integrariam seu primeiro álbum solo. Em 2008, a cantora concluiu sua graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Sandy compôs grande parte do seu primeiro álbum solo, Manuscrito, junto aos músicos Junior Lima, seu irmão, e Lucas Lima (seu marido até este ano de 2023, quando anunciaram a separação depois de mais de 20 anos juntos), que também o produziram.
Manuscrito foi lançado em maio de 2010, em duas versões – simples e especial – esta última acompanhada do documentário de curta-metragem Tempo, que mostra a concepção da carreira solo da cantora e momentos intimistas do processo criativo do disco.
A canção Pés Cansados (parceria da cantora com Lucas Lima) foi lançada como carro-chefe do álbum e se tornou uma das faixas mais executadas nas rádios brasileiras em 2010. Quem Eu Sou (também parceria com Lucas Lima) tornou-se o segundo single do álbum. Sandy foi indicada em três categorias na 16ª edição do MTV Video Music Brasil e a duas no 18° Prêmio Multishow de Música Brasileira.
A turnê Manuscrito teve início em novembro de 2010 e se estendeu até dezembro de 2012. A série de shows deu origem ao primeiro álbum ao vivo de Sandy, Manuscrito Ao Vivo, em 2011.
Mais projetos solo de sucesso
Em 2011, a cantora também estreou a turnê Sandy Canta Michael Jackson.
Em 2012, ela assumiu o comando do programa Superbonita, do canal GNT, no qual ocupou o posto de apresentadora durante seis episódios; também foi ao ar, na Rede Globo, o episódio A Reacionária do Pantanal, da série As Brasileiras, onde Sandy interpretou a protagonista; e ela participou novamente de um álbum ao vivo de Andrea Bocelli.
No ano seguinte, 2013, Sandy lançou seu segundo álbum de estúdio, Sim, contendo 10 faixas, sendo cinco inéditas e outras cinco lançadas previamente no EP Princípios, Meios e Fins. Entre os sucessos do disco: Saudade (Denis Nassar); Escolho Você (Sandy, Lucas e Jason Tarver); Aquela dos 30 (Sandy e Lucas); e Morada (Sandy, Lucas e Tati Bernardi).
Quando encerrou a turnê de Sim, em maio de 2014, Sandy estava grávida de oito meses de seu primeiro filho, Theo, que nasceu no mês seguinte.
Em 2014, foi lançado o filme de terror e suspense Quando Eu Era Vivo, coprotagonizado por Sandy, junto aos atores Antônio Fagundes e Marat Descartes. Ela também gravou três canções para a trilha sonora do filme. Como resultado de sua atuação, Sandy foi indicada a Melhor Atriz de Cinema no Prêmio Quem.
Em 2015 e 2016, a cantora integrou o júri técnico da segunda temporada do reality show musical Superstar, da Rede Globo.
Com participação dos cantores Gilberto Gil e Tiago Iorc, Sandy em novembro de 2015, no Teatro Municipal de Niterói, o seu segundo álbum ao vivo, Meu Canto, que foi lançado em junho de 2016. As cinco canções inéditas do álbum também foram gravadas em estúdio.
O dueto com Tiago Iorc, Me Espera (composição de Sandy em parceria com Lucas Lima e Tiago Iorc) foi lançado como carro-chefe do álbum e se tornou um sucesso. Respirar (de Sandy, Lucas e Jason Taver) foi lançada como o segundo single do álbum.
Em dezembro de 2016, foi lançado no Brasil o filme de animação Sing, no qual Sandy dublou a personagem Meena.
Últimos trabalhos e turnê de reencontro com Junior
Sandy começou a trabalhar em seu terceiro álbum de estúdio no início de 2018 e o descreveu como “um pouco diferente” de seus trabalhos anteriores. Intitulado Nós, Voz, Eles, o álbum apresenta oito colaborações de Sandy com outros artistas, sendo que todas foram lançadas individualmente.
Para mostrar o processo de concepção das canções, foi produzida uma websérie de oito episódios, publicados no canal de Sandy no YouTube. Areia, parceria com Lucas Lima, foi lançada como primeiro single e a colaboração com o duo Anavitória, Pra Me Refazer, foi lançada como segundo single do álbum.
O álbum completo foi lançado em novembro, e – em dezembro – saiu o DVD Nós, Voz, Eles, contendo os videoclipes das canções do álbum e seus respectivos episódios, que fazem parte da websérie.
Em março de 2019, Sandy e Junior anunciaram uma turnê em comemoração aos 30 anos da primeira apresentação televisionada da dupla, que aconteceu no programa Som Brasil, em 1989. Inicialmente, a turnê Nossa História contaria com apenas dez apresentações, com início em julho e encerramento em setembro, porém, após a alta demanda, novas datas foram adicionados, incluindo em países como Portugal e Estados Unidos, estendendo a turnê até novembro.
No total, Nossa História arrecadou 120 milhões de reais e se tornou a maior turnê da história do Brasil e também a segunda maior turnê do mundo em 2019, quando considerada a bilheteria por shows.
Em 2020, Sandy lançou a canção Lealdade Coragem Verdade, incluída na trilha sonora brasileira do filme Mulan. No mesmo ano, ela lançou o EP 10:39, que contém três releituras: Piloto Automático, da banda Supercombo; Lua Cheia, da banda 5 a Seco, e Tempo, originalmente gravada por Sandy em seu álbum de estreia, Manuscrito.
A cantora descreveu 10:39 como uma forma de expressar os sentimentos causados pela pandemia de COVID-19 e, consequentemente, o isolamento social.
Em 2021, estreou na HBO Max o programa de culinária Sandy + Chef, no qual Sandy recebia, remotamente, chefs de cozinha para auxiliá-la no preparo de diversos pratos.
Em 2022, a artista lançou o EP Nós, Voz, Eles 2, uma continuação de seu projeto de colaborações Nós, Voz, Eles, de 2018. A turnê de Nós Voz Eles 2 teve início em agosto do mesmo ano e deu origem ao terceiro álbum ao vivo de Sandy, Nós, Voz, Eles – Ao Vivo, lançado em junho de 2023.
Em 2023, Sandy completou com 40 anos de idade de uma carreira de muitos sucessos e conquistas, fazendo uma turnê de shows pelo Brasil e Europa.