Imagine embarcar em um trem onde cada parada é um gesto de carinho. É isso que propõe a campanha “Criança Feliz 2025”, organizada pela CPTM. Caixas coloridas já ocupam as 57 estações da companhia em 18 municípios da Grande São Paulo. Nelas, passageiros podem deixar brinquedos novos ou usados em bom estado, que logo seguirão viagem rumo a novas infâncias.
Sorriso de milhões
Quem tem criança por perto sabe que não importa o tamanho e nem o valor, quando a pequena ganha um brinquedo o sorriso naquele rostinho é gratificante. “Nosso objetivo é conseguir arrecadar brinquedos novos, ou usados em bom estado, para crianças em situação de vulnerabilidade social”, explica Natália Prado, responsável pelo Comitê de Responsabilidade Social da CPTM.
Ela lembra que cada doação desperta um gesto de generosidade: “seria incrível se conseguirmos alcançar 10% a mais que no ano passado, quando reunimos 7.034 brinquedos. Dessa vez, parte irá diretamente para crianças em tratamento oncológico aqui em São Paulo.”
Brinquedos que renascem
E até os brinquedos cansados ganham uma segunda chance. Em parceria com o Hospital do Brinquedo, ursos descosturados, bonecas sem brilho ou carrinhos sem rodas recebem reparos antes de voltarem às mãos de uma criança. “O ideal é doar em bom estado, mas se é o que a pessoa tem, nós damos um jeito de transformá-lo em um brinquedo novo”, diz Natália.
Estações de afeto até outubro
As doações seguem até 9 de outubro, tempo suficiente para que famílias e crianças também participem do gesto. Muitas vezes, os pequenos nem sempre querem se separar de um brinquedo querido, mas é importante ensinar que outro menino ou menina, que nada tem, pode sorrir com o gesto de desprendimento. “Na medida em que você explica, a criança entende que o brinquedo vai alegrar outra que não tem nenhum”, reforça Natália Prado.
Até lá, cada estação da CPTM não é só ponto de embarque: é estação de afeto.



