Quem deixou o presente de Dia dos Namorados para última hora não está sozinho. No coração de São Paulo, o Bom Retiro segue a todo vapor nesta terça-feira (11) com lojas, ruas e restaurantes movimentados. Conhecido como um dos maiores polos de moda do Brasil, o bairro deve atrair, até amanhã, cerca de 100 mil visitantes, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Vestuário (Abiv).
Moda acessível e com qualidade à vista
As vitrines exibem peças pensadas para todos os estilos e corpos: do plus size à moda festa, passando pelo jeans, fitness, praia e moda íntima. São mais de 2.500 lojas que abastecem o comércio de todo o país, com confecções que antecipam tendências e chegam primeiro com o que está por vir. “A gente acredita que, apesar da internet, muita gente gosta de ver, provar, sentir a roupa. Isso movimenta o bairro e gera renda”, afirma Cinthia Kim, presidente da Abiv.

Um passeio completo: compras, cultura e gastronomia
Mas o Bom Retiro é mais do que vitrines: é cultura pulsante. Com forte presença das comunidades coreana, judaica, boliviana e italiana, o bairro oferece experiências que vão da culinária à arte. Depois das compras, é possível almoçar num restaurante coreano, tomar um café colombiano e visitar a Pinacoteca ou o Jardim da Luz. “Você consegue fazer um programa completo por aqui”, resume Cinthia.
Mais que varejo: um polo para o Brasil inteiro
O movimento intenso não vem só dos casais apaixonados: revendedores de vários estados desembarcam em excursões para abastecer seus estoques. As confecções locais lançam coleções com antecedência, inspiradas nas passarelas da Europa e dos Estados Unidos. Tudo isso com preço justo e entrega ágil. “Sábado passado já foi cheio, e a expectativa é seguir nesse ritmo até o fim da semana”, diz Cinthia.
A Abiv por trás do movimento
A Associação Brasileira da Indústria do Vestuário tem sede no Bom Retiro e representa mais de 3 mil lojas do setor em todo o país. Além de parcerias econômicas, promove ações especiais em datas comemorativas para fomentar vendas e fortalecer os empreendedores locais. “Nosso objetivo é ajudar o empreendedor a vender mais e movimentar o bairro”, conclui.



