RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Vacinação é reconhecida como o 4º pilar da prevenção cardiovascular

Novo consenso europeu reconhece a vacinação como o 4º pilar da prevenção cardiovascular e reforça seu papel na proteção contra infarto e AVC ( acidente vascular cerebral “derrame”).

Você sabia que as vacinas também protegem o coração?

A prevenção cardiovascular sempre se apoiou em três pilares: o controle da pressão arterial, do colesterol e do diabetes. Agora, um consenso da Sociedade Europeia de Cardiologia (2025) reconhece a vacinação como o 4º pilar da prevenção cardiovascular.

Infecções como gripe, pneumonia, COVID-19 e herpes zoster não afetam apenas o pulmão ou a pele. Elas desencadeiam um processo inflamatório sistêmico, podem instabilizar placas de gordura nas artérias e aumentar o risco de infarto, acidente vascular cerebral (“derrame”) e insuficiência cardíaca.

Ao prevenir essas infecções, as vacinas reduzem a inflamação no organismo e oferecem uma proteção adicional para o coração.

Foto: Divulgação.

Como as vacinas ajudam a proteger o coração

• Previnem infecções que sobrecarregam o sistema cardiovascular
• Reduzem a inflamação no organismo
• Diminuem a ocorrência de eventos graves como infarto e acidente vascular cerebral (“derrame”)

Principais vacinas com impacto cardiovascular
• Influenza (gripe)
• Pneumococo
• COVID-19
• Herpes Zoster

Quem mais se beneficia

As vacinas trazem benefícios especiais para pessoas com doenças crônicas e cardiovasculares, como hipertensão arterial, diabetes e colesterol alto, além daquelas com histórico de infarto ou acidente vascular cerebral (“derrame”) prévio, outras doenças cardíacas, idosos e imunossuprimidos.

Cuidado com fake news

Vacinas não causam autismo — essa informação é falsa e já foi amplamente desmentida pela ciência. As vacinas são seguras, eficazes e salvam milhões de vidas todos os anos.

Converse com seu médico para avaliar quais vacinas são mais importantes no seu caso e mantenha o calendário vacinal em dia.

Vacinar-se vai muito além de prevenir infecções: é uma estratégia comprovada de proteção cardiovascular e promoção da saúde ao longo da vida.

Suas vacinas estão em dia?

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS