RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Vanessa Pedrosa: “A palavra como responsabilidade”

Em tempos de velocidade das notícias e exposição, comunicar-se bem é uma habilidade e um dever, especialmente no trabalho. A fala, quando bem usada, constrói pontes, inspira confiança e fortalece reputações. Mas quando negligenciada, pode gerar ruídos, crises e até demissões.

O caso da mulher presa no aeroporto de Brasília, após dizer em tom de brincadeira que sua mala poderia conter uma bomba, é um exemplo claro de como o contexto exige atenção. Em ambientes de segurança, palavras têm peso. E o que parece uma piada inofensiva pode se tornar um problema real.

No mundo corporativo, isso não é diferente. Recentemente, um executivo de uma grande empresa foi afastado após fazer comentários considerados insensíveis durante uma reunião sobre demissões. A fala, ainda que não intencionalmente ofensiva, gerou desconforto e repercussão interna. O episódio reforça que, em ambientes profissionais, a comunicação deve ser cada vez mais consciente, e alinhada aos valores da organização.

Outro exemplo veio de uma coletiva de imprensa, em que um líder político usou termos agressivos ao se referir a jornalistas. A fala pública, especialmente quando feita por figuras de autoridade, carrega responsabilidade institucional e agredir pessoas – que estão trabalhando – não é uma opção.

E o que isso tem relação com o nosso dia a dia? Então, isso não vale só para esses cargos de exposição. Vale para você, que é professor, que trabalha com atendimento ao público, que faz palestra, que vende … que dá sua “opinião” na rede social.

Um outro exemplo que tem viralizado nas redes sociais são as brincadeiras de noivos na hora do sim em casamentos. As pessoas fazem piadas infelizes nessa hora e tem o casamento cancelado. Uma infantilidade sem tamanho.

A comunicação é comportamento. Profissionais da voz, líderes, comunicadores e todos que ocupam espaços de influência precisam entender que a palavra é ferramenta de construção.

Então, ouvinte, se for fazer brincadeiras inapropriadas em momentos de segurança, oficiais, pense antes. Uma simples frase pode virar um problemão na sua vida. É entender que cada frase carrega uma escolha. E que, em tempos de alta visibilidade, escolher bem o que se diz é um ato de responsabilidade.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS