RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Vanessa Pedrosa: “Comunicação e dignidade na doença de Parkinson”

A doença de Parkinson é uma condição neurológica progressiva que afeta mais de 500 mil brasileiros com 50 anos ou mais. E esse número pode mais que dobrar até 2060, ultrapassando 1 milhão e 200 mil casos.

E esse dado nos mostra que estamos diante de um desafio silencioso — e muitas vezes invisível — que compromete o corpo, a deglutição, a voz, a fala e, sobretudo, a conexão humana.

A Doença de Parkinson é causada pela degeneração de células na região do cérebro chamada substância negra, responsáveis pela produção de dopamina — neurotransmissor essencial para o controle dos movimentos. Ela pode ser causada por predisposição genética, envelhecimento e causas ambientais.

Os primeiros sinais — como lentidão dos movimentos, rigidez muscular e o clássico tremor, que nem sempre está presente — costumam ser confundidos com o cansaço da rotina. O diagnóstico, infelizmente, chega tardiamente. E com ele, os prejuízos já se instalaram.

O impacto na comunicação é alto e merece atenção desde os primeiros sinais porque a fala perde força, a articulação se torna imprecisa, a voz enfraquece. E a caminhada que dá autonomia à pessoa também fica prejudicada. É nesse cenário que a fonoaudiologia entra auxiliando a pessoa a manter sua comunicação adequada.

Entre os tratamentos fonoaudiológicos disponíveis, o método Lee Silverman Voice Treatment, conhecido como LSVT LOUD, é considerado o padrão ouro para reabilitação vocal em pacientes com Parkinson. Desenvolvido nos Estados Unidos e com diversos profissionais certificados no Brasil, esse protocolo é respaldado por mais de 30 anos de pesquisa científica baseada em evidências. Seu objetivo principal é aumentar a intensidade vocal, promovendo ganhos significativos na articulação, na projeção da fala e na qualidade da comunicação.

O LSVT LOUD é estruturado em sessões intensivas e trabalha com foco em uma única meta: falar alto com esforço calibrado.

Além dos benefícios na voz, estudos mostram que o LSVT LOUD também impacta positivamente na deglutição, na expressão facial e até na autoestima. O paciente volta a se ouvir, a se fazer ouvir.

O LSVT LOUD é uma dessas ferramentas que devolvem ao paciente a voz, e a possibilidade de continuar ativo, produtivo e presente.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS