Acaba de ser lançado o livro Felicidade S.A. – Ensaios sobre a ciência e a prática do bem-estar integral. Organizado pela pesquisadora Juliana Carneiro e por Henrique Bueno, a obra reúne reflexões profundas sobre os caminhos que nos conduzem a uma vida mais plena e significativa. Lá você vai encontrar ótimas histórias de vida e orientações sobre construção de autoestima, felicidade no trabalho, uso das forças de caráter na carreira.
Tive a honra de contribuir com um dos capítulos, intitulado Comunicação integral para um mundo melhor. Nele, falo sobre o curso Comunicação em tempos difíceis, e proponho uma ampliação do modelo SPIRE — criado pelo professor Tal Ben-Shahar como ferramenta de autoavaliação da felicidade.
O SPIRE é uma forma simples e estruturada de auxiliar as pessoas a avaliarem suas vidas de forma mais profunda nas dimensões: espiritual, física, intelectual, relacional e emocional.

Mas e a comunicação? Onde ela entra nessa equação?
Sugiro que acrescentar o “C” de comunicação ao modelo, transformando-o em SPIRE-C. Você percebe, ouvinte que uma boa interação entre as pessoas constrói pontes, cria vínculos positivos e gera bem-estar?
Assim como a felicidade pode ser aprendida, a comunicação também pode — e deve — ser ensinada, praticada e aprimorada com técnica, afeto e ética. Lá eu ensino como se avaliar nessas 6 dimensões do SPIREC.
Nesse mundão em que o ruído muitas vezes supera os nossos sentidos, tem que se escutar melhor para poder se comunicar com clareza. Eu quero lembrar que a boa comunicação é um ato de resistência e cuidado. E quando você cuida de você, sua forma de falar será mais branda, mais humana, mais verdadeira.
O livro está lindo! Se quiser adquirir, o link está na bio do meu Instagram: @vanessapedrosafono.
E se você deseja mergulhar mais fundo nos temas da comunicação, da felicidade e da autenticidade, me acompanhe por lá.



