Como fazer com que as pessoas compreendam e memorizem o que você falou?
Imagine que você realiza uma reunião de 50 minutos sobre o treinamento dos seus colaboradores e, uma semana depois, descobre que poucos seguiram o que foi falado porque não ficou claro.
Você é médico e orientou seu paciente sobre os cuidados com a pressão arterial. Na consulta seguinte, descobre que ele não se lembrou de evitar alimentos salgados. Na aula de História do Brasil, você explicou detalhadamente a República do Café com Leite, mas, na aula seguinte, alguns alunos disseram não se lembrar do conteúdo.
Existem muitas razões para esse tipo de comportamento, e uma delas é a comunicação. Para facilitar a escuta e compreensão, aprenda a fazer o resumo inteligente.
O resumo inteligente consiste em selecionar as informações principais da conversa, delinear as ações a serem tomadas, especificar quem faz o quê, quais são os passos, e apresentar tudo de forma simples e direta.
Quando você organiza a mensagem em frases curtas e claras, facilita a compreensão, memorização e engajamento nas ações. Aprender a resumir é um exercício de escuta atenta e organização. Eu chamo isso de resumo inteligente.
As vantagens do resumo inteligente são:
Maior clareza e impacto em quem escuta, além de eficiência, pois facilita decisões rápidas e ações bem definidas.
Exemplo: Para não se esquecer de aplicar o resumo inteligente e lembrar da conversa com a Vanessa hoje:
- Aprenda a fazer o resumo inteligente de conversas importantes, aulas, consultas ou textos que leu.
- Selecione as informações relevantes.
- Organize em frases simples e curtas.
- Revise, organize e simplifique para aumentar clareza e influência. Assim, as pessoas se comprometem mais facilmente com as ações.



