RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

“Vésperas”, de Adriana Lunardi, recria ficcionalmente os últimos

Vésperas é um livro de contos que narra os últimos momentos de vida de nove autoras: Virginia Woolf, Dorothy Parker, Ana Cristina César, Colette, Clarice Lispector, Katherine Mansfield, Sylvia Plath, Zelda Fitzgerald e Júlia da Costa.

Com base em dados biográficos, Lunardi cria uma obra de ficção que homenageia a obra e a vida de escritoras, propondo uma visão íntima de suas angústias, memórias e reflexões sobre o fazer literário e a finitude.

A partir de pontos de vista inusitados, as histórias de Vésperas conseguem mapear a complexidade da existência dessas autoras, tanto por serem mulheres quanto por se tornarem personalidades públicas.

Foto: Divulgação.

Por meio de uma escrita poética e sensível, Lunardi aborda com sobriedade os temas da morte, solidão e doença. Ao ficcionalizar os momentos finais na perspectiva das próprias autoras, de quem convivia com elas ou de quem as admirava, o livro cria um retrato enriquecedor de figuras fundamentais para a nossa formação literária.

Marcante no conteúdo e na forma, Vésperas leva o leitor a imaginar-se testemunha de momentos íntimos de autoras que deixaram um legado eterno para a literatura. É uma leitura que emociona, inspira e permanece na memória.

Um livro perfeito para quem aprecia histórias que unem ficção e realidade de maneira magistral.

“O tom preciso da autora, sua maneira de interpretar a mente e também o corpo e seus últimos suspiros, sua forma contida não são apenas uma bela homenagem, como também um texto promissor.” – Raphaëlle Rérolle, Le Monde

“Uma prosa elaborada, detalhista e reveladora de um íntimo conhecimento do mundo criativo de cada autora.” – Fernando López, La Nación

Adriana Lunardi é autora de Corpo estranho (2006), A vendedora de fósforos (2011) e Contos céticos (2024). Foi publicada na França, em Portugal e na Argentina, entre outros países. Recebeu os prêmios Açorianos, Biblioteca Nacional para Obras em Andamento, Fumproarte e Icatu de Artes. É coautora do seriado de TV Ilha de Ferro (Globo, 2019). Nasceu em Santa Catarina e vive no Rio de Janeiro.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS