Vésperas é um livro de contos que narra os últimos momentos de vida de nove autoras: Virginia Woolf, Dorothy Parker, Ana Cristina César, Colette, Clarice Lispector, Katherine Mansfield, Sylvia Plath, Zelda Fitzgerald e Júlia da Costa.
Com base em dados biográficos, Lunardi cria uma obra de ficção que homenageia a obra e a vida de escritoras, propondo uma visão íntima de suas angústias, memórias e reflexões sobre o fazer literário e a finitude.
A partir de pontos de vista inusitados, as histórias de Vésperas conseguem mapear a complexidade da existência dessas autoras, tanto por serem mulheres quanto por se tornarem personalidades públicas.

Por meio de uma escrita poética e sensível, Lunardi aborda com sobriedade os temas da morte, solidão e doença. Ao ficcionalizar os momentos finais na perspectiva das próprias autoras, de quem convivia com elas ou de quem as admirava, o livro cria um retrato enriquecedor de figuras fundamentais para a nossa formação literária.
Marcante no conteúdo e na forma, Vésperas leva o leitor a imaginar-se testemunha de momentos íntimos de autoras que deixaram um legado eterno para a literatura. É uma leitura que emociona, inspira e permanece na memória.
Um livro perfeito para quem aprecia histórias que unem ficção e realidade de maneira magistral.
“O tom preciso da autora, sua maneira de interpretar a mente e também o corpo e seus últimos suspiros, sua forma contida não são apenas uma bela homenagem, como também um texto promissor.” – Raphaëlle Rérolle, Le Monde
“Uma prosa elaborada, detalhista e reveladora de um íntimo conhecimento do mundo criativo de cada autora.” – Fernando López, La Nación
Adriana Lunardi é autora de Corpo estranho (2006), A vendedora de fósforos (2011) e Contos céticos (2024). Foi publicada na França, em Portugal e na Argentina, entre outros países. Recebeu os prêmios Açorianos, Biblioteca Nacional para Obras em Andamento, Fumproarte e Icatu de Artes. É coautora do seriado de TV Ilha de Ferro (Globo, 2019). Nasceu em Santa Catarina e vive no Rio de Janeiro.



