Vibecast: Burnout e empatia

Na sociedade atual, principalmente nas grandes metrópoles, é difícil encontrar alguém que não se sinta cansado, da rotina, dos afazeres ou do trabalho. O problema é quando o esgotamento passa a ser tão intenso que evolui para um Burnout. 

Mas, qual a diferença entre essa síndrome para um cansaço comum? Como podemos identificá-lo em nós ou em outra pessoa que precisa de ajuda? São essas e outras reflexões que o episódio #31 do Vibecast te convida a fazer.

Reconhecer a dor do outro é um exercício de empatia. Assim como procurar formas de entendê-lo e acolhê-lo. Para complementar o papo sobre saúde mental, convidamos você a escutar também o episódio #32.

Qual a diferença entre o cansaço comum e o burnout? | Foto: Freepik

Como saber se estou com Burnout?

A Síndrome de Burnout, ou Síndrome do Esgotamento Profissional, tem sido um tema bastante falado ultimamente. Para entender, tirar dúvidas e nos aprofundar sobre, contamos com a participação de especialistas para uma conversa sincera e sem tabus.

  • Mariana Costa, psicóloga da Vibe;
  • e a convidada especial Camila Piza, psicóloga, especialista em tecnologia da convivência e conexão humana e estudiosa da educação do movimento somático.

Habilidade de empatia pode ser desenvolvida?

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, entendendo suas necessidades e dificuldades sem julgamento. Como podemos praticá-la no dia a dia? E mais: como entender o limite entre ter uma postura empática sem anular a si própria?

As especialistas Marina Cano, psicóloga da Vibe, e Carolina Piza, neuropsicóloga e mestra em Ciências pela UNIFESP, respondem.

Ouça completo:

Leia também:

Vibecast: Paixão e relação com a comida

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS