RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Você sabe quais são as palavras mais bonitas do português, segundo o criador do ‘Dicionário Aurélio’?

Em uma entrevista concedida ao jornalista Araken Távora, em 1976, o professor e lexicógrafo Aurélio Buarque de Holanda revelou quais considera as três palavras mais bonitas da língua portuguesa.

Conhecido por seu amor pelas palavras — sentimento que o levou a criar o icônico Dicionário Aurélio —, ele destacou três:

“Libélula”, “Alvorada” e “Murucututu”

Para Aurélio, libélula remete ao voo poético e trêmulo do inseto, evocando leveza e delicadeza. “É uma palavra do meu profundo encantamento”, declarou, lamentando o uso popular de sinônimos menos elegantes, como “lava bunda”.

murucututu, nome indígena de uma coruja sul-americana, o impressionava pela musicalidade: cinco sílabas terminadas em “u”.

E alvorada foi descrita como uma “clarinada”, palavra que anuncia a chegada do dia, carregada de significados literários, militares e simbólicos.

Aurélio Buarque de Holanda. Foto: Reprodução/Arquivo Nacional.

Além de seus significados formais nos dicionários, as três palavras escolhidas por Aurélio revelam sua sensibilidade linguística e sua visão da linguagem como expressão da criatividade e da cultura humanas.

Para ele, até mesmo palavras consideradas feias ou imorais podem conter beleza — porque, afinal, “tudo é criação”.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS