Wado lança o single “Jão” e anuncia novo álbum ‘Obstrução Samba’

O premiado cantor e compositor Wado apresenta o samba-rock “Jão”, primeiro single de seu 14º álbum de estúdio, Obstrução Samba, que será lançado em breve pelo selo LAB 344. A eletrizante faixa chegou hoje às plataformas digitais e conta com a participação especial de Fábio Trummer, vocalista da banda Eddie. Amigos de longa data, os artistas celebram, por meio da música, a amizade, a admiração mútua e uma mensagem clara: a valorização da coletividade e do altruísmo diante do excesso das redes sociais.

“Jão” carrega a inconfundível assinatura rítmica de Wado com grooves envolventes que flertam com referências como Jorge Ben e Seu Jorge ao mesmo tempo em que incorporam beats contemporâneos que atualizam a linguagem do samba-rock. O resultado é uma faixa que conversa com o presente sem perder o vínculo com a tradição — ideal para fãs do samba moderno e da música brasileira de vanguarda.

Obstrução Samba surgiu a partir de um outro álbum. Em 2023, Marcelo Frota, o MOMO., compartilhou com Wado oito faixas instrumentais do álbum Gira — eleito pela revista britânica Mojo como o 5º melhor disco de world music de 2024. A missão era criar letras rapidamente, e assim nasceu a ideia de um “remake musical”: uma nova leitura das faixas, agora com espírito mais livre e com capítulos adicionais. Enquanto o disco de MOMO. aposta em longas faixas e no afrobeat, o de Wado é mais conciso e reverente à diversidade rítmica brasileira — incorporando elementos do samba, do ijexá, do frevo e outras variações populares.

O conceito do novo álbum de Wado é inspirado no documentário As Cinco Obstruções, de Lars von Trier e Jørgen Leth. No filme, Von Trier propõe que Leth refaça um de seus próprios trabalhos com diferentes limitações criativas. Essa ideia de revisitar e transformar uma obra serviu como impulso artístico para Wado na criação de Obstrução Samba.

Com mais de duas décadas de carreira, Wado acumula 13 álbuns lançados, parcerias com nomes como Chico César, Marcelo Camelo, Otto, Mallu Magalhães, Zeca Baleiro e Patricia Marx, e um prêmio de Melhor Música no VMB.

Foto: Divulgação.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS