Aposentadoria INSS 2025: O que mudou e como se preparar para parar de trabalhar!

Figuras de madeira representando um casal de idosos com bengalas, ao lado de pilhas de moedas protegidas por um guarda-chuva azul, simbolizando planejamento financeiro e aposentadoria.
Casal de idosos representado por figuras de madeira ao lado de moedas e guarda-chuva simboliza proteção financeira e preparação para a aposentadoria com as novas regras do INSS.

Se aposentar no Brasil em 2025 exige atenção aos detalhes. As regras do INSS mudaram com a Reforma da Previdência, e ainda continuam passando por ajustes. Quem já contribui há algum tempo ou está iniciando agora precisa entender qual é o caminho mais vantajoso para garantir a aposentadoria.

A seguir, veja as principais regras atualizadas para 2025 e saiba como planejar sua aposentadoria com segurança.

Quem começou a contribuir após a Reforma da Previdência

Se você passou a contribuir para o INSS após o dia 13 de novembro de 2019 — data em que foi aprovada a Reforma da Previdência — as regras para se aposentar são mais objetivas e menos burocráticas. Nesse caso, estamos falando da chamada aposentadoria por idade, que não exige pedágio nem cálculo por pontos. Para ter direito ao benefício, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • Mulheres: ter no mínimo 62 anos de idade e, pelo menos, 15 anos de contribuição ao INSS;
  • Homens: ter no mínimo 65 anos de idade, também com no mínimo 15 anos de contribuição.

Como você pode perceber, essa é uma regra pensada especialmente para quem ainda está no início da vida profissional. Por ser mais simples, é ideal para trabalhadores que começaram a contribuir apenas após a reforma.


Quem já contribuía antes da Reforma: regras de transição

Por outro lado, para quem já estava contribuindo com a Previdência Social antes da Reforma, existem regras de transição. Elas foram criadas justamente para que essas pessoas não fossem prejudicadas com a mudança repentina das exigências. Veja a seguir as principais opções disponíveis:


1. Regra de pontos

Nessa modalidade, é necessário somar a idade com o tempo total de contribuição até atingir um número mínimo de pontos. Em 2025, os critérios são os seguintes:

  • Mulheres: precisam alcançar 92 pontos. Exemplo: 62 anos de idade + 30 anos de contribuição;
  • Homens: devem somar 102 pontos. Exemplo: 65 anos de idade + 37 anos de contribuição.

Além disso, é importante saber que essa pontuação aumenta em 1 ponto a cada ano. Por isso, em 2028 os homens precisarão atingir 105 pontos, enquanto as mulheres chegarão aos 100 pontos exigidos somente em 2033. Essa regra costuma ser vantajosa para quem já tem bastante tempo de contribuição acumulado e quer se aposentar antes de atingir a idade mínima tradicional.


2. Idade mínima progressiva

Outra opção de transição é a regra da idade mínima progressiva, que exige um tempo mínimo de contribuição, somado a uma idade que vai aumentando gradualmente ano após ano. Os critérios são:

  • Tempo de contribuição:
    • 30 anos para mulheres;
    • 35 anos para homens.
  • Idade mínima exigida em 2025:
    • 59 anos para mulheres;
    • 64 anos para homens.

Entretanto, essa idade mínima sobe seis meses a cada ano, até alcançar o limite de 62 anos para mulheres (em 2031) e 65 anos para homens (em 2027). Essa transição serve como uma preparação para o modelo definitivo da aposentadoria por idade.


Como saber qual regra é melhor para você?

Com tantas opções disponíveis, é normal ficar em dúvida sobre qual caminho seguir. Pensando nisso, o INSS disponibiliza gratuitamente o portal Meu INSS ou também é possível fazer o cálculo na calculadora de aposentadoria gratís que pode ser acessado pelo computador ou celular. Com essas opções, você pode simular a aposentadoria com base nas contribuições já realizadas, e descobrir qual regra está mais próxima de ser alcançada no seu caso.

Além disso, caso tenha dúvidas ou uma situação mais complexa — como períodos de contribuição como autônomo, trabalhador rural ou tempo especial — é recomendável buscar orientação com um advogado previdenciário ou contador especializado.


Aposentadoria em 2025 é possível com planejamento!

Apesar das mudanças implementadas nos últimos anos, se aposentar em 2025 continua sendo uma realidade totalmente possível. O mais importante é acompanhar de perto suas contribuições, entender como funcionam as regras vigentes e usar os recursos disponíveis para planejar o futuro com mais segurança.

Por isso, não deixe para a última hora. Informar-se com antecedência pode fazer toda a diferença na hora de garantir uma aposentadoria tranquila e dentro dos seus direitos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS