Elon Musk promete cobertura de internet em todo o planeta

Por Lilian Primo Albuquerque

Você já imaginou poder se conectar à internet em qualquer lugar do mundo ? Quando eu digo qualquer lugar, estou falando qualquer lugar mesmo, desde o deserto do Saara ao meio do Oceano Atlântico.

Na ultima semana a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) liberou a venda no Brasil dos kits de conexões de internet da empresa Starlink.

A Starlink, é uma empresa subsidiária da SpaceX, conhecida por ser uma empresa de exploração espacial de Elon Musk, o mesmo dono da Tesla, promete levar internet banda larga de alta velocidade até as regiões mais distantes e isoladas no mundo.

A empresa promete que seus usuários poderão usufruir de velocidades de download entre 100 e 200 Mbytes/s, possibilitando chamadas de vídeo, jogos on-line, streaming, e outras atividades de altos tráficos de dados que historicamente não têm sido possíveis com a internet via satélite atual.

Mais como vai funcionar essa nova Internet?

Usando satélites avançados em órbitas baixas, a Starlink vai criar uma malha de satélites de cobertura mundial, possibilitando uma Internet de alta qualidade em todo o Globo.

Para usar o serviço, além de assinar um plano, você terá que adquirir um Kit de instalação, composto por um roteador, fontes de energia, cabos e uma antena, que receberá o sinal da rede satélite. Bastará a antena ter uma visão clara do céu para se conectar.

Esse serviço será voltado para áreas onde não possuem banda larga ou mesmo uma rede 4G ou 5G, geralmente regiões rurais, comunidades afastadas, mesmo zonas de guerra a Starlink poderá ser uma solução para uma Internet de alta velocidade.

Recentemente o próprio Elon Musk, twitou “Serviço Starlink ativo na Ucrânia”, ele liberou o serviço em todo território Ucraniano após o início da guerra, além de enviar os Kits de instalação.

A Starlink não será uma tecnologia que irá substituir o 5G ou a banda larga, e sim uma solução a curto prazo para lugares remotos que possuem conexões precárias.

A vantagem dessa tecnologia é apenas necessitar de três requisitos, satélites disponíveis na sua região, energia elétrica e um céu aberto.

Olhar para o céu agora, nunca mais será da mesma forma.

O que você acha dessa novidade?

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS