Neste mês, decidi selecionar 3 mulheres que fizeram a diferença no mundo da tecnologia.
Para começar falaremos da primeira programadora da história: Ada Lovelace ou a “Condessa de Lovelac”. Ela é considerada a mãe dos softwares e criadora do primeiro programa de computadores da história. Na época, não existiam recursos para provar o seu estudo. Para você ter uma ideia, Ada nasceu em 10 de dezembro de 1815.
Porém, mais de 100 anos depois, ela foi reconhecida postumamente como “encantadora de números”, mãe dos softwares e criadora do primeiro programa de computadores da história. Em 1998, a Associação Britânica de Computação criou a Medalha Lovelace em homenagem a ela.
A segunda mulher que quero destacar aqui na coluna é Grace Hopper, conhecida como “vovó do COBOL” por ter desenvolvido a base dessa linguagem de programação muito usada até hoje em processamento de bancos de dados comerciais. Um fato curioso é que hoje usamos muito o termo “BUG” ao referenciar algum erro ou problema no computado. Grace, ao tentar encontrar a origem de um problema em seu computador, descobriu um inseto morto dentro da máquina. Vale lembrar que a tradução da palavra “BUG” para o português é inseto.
E por último, Hedy Lamarr. Se hoje temos WiFi, devemos agradecer a ela, conhecida como a ‘Mãe’ da internet sem fio, por si só essa história já seria interessante. Porém, além de inventora, ela também foi uma renomada atriz no começo do século passado. Em 1940, durante uma festa, ela conheceu o compositor George Antheil. De acorco com a história contada há dácadas, enquanto tocavam juntos algumas músicas ao piano, Lamarr teve a inspiração para a tecnologia do sistema de salto de frequência, que foi a base de tecnologias de comunicação como GPS, Bluetooth e Wi-Fi. Essas mulheres mostram que temos o poder de revolucionar a história, mesmo não recebendo o devido merecimento. Por isso que hoje dedico o programa a todas você mulheres guerreira e batalhadoras e principalmente as mulheres que hoje trabalham com tecnologia, conquistando cada vez mais o espaço que sempre foi majoritariamente masculino. Vamos mudar o mundo para melhor. Um abraço a todas vocês no nosso mês da mulher.