PRÊMIO DE ARTE DADO A OBRA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GERA POLÊMICA NOS EUA

A vitória de um trabalgo de Inteligência artificial num concurso de artes deixou alguns artistas enfurecidos numa feira estadual no Colorado, nos Estados Unidos. O questionamento, então, apareceu: o que é arte?

A arte em questão foi batizada com o nome “Théâtre D’opéra Spatial”, uma tradução livre do francês seria: “Teatro de Ópera Espacial” e foi criado por Jason Allen de Pueblo, usando a inteligência artificial “Midjourney”, um aplicativo dentro do programa “Discord”. 

Para quem não conhece, de forma bem resumida, são salas de bate papo onde é possível conversar por texto ou voz, com muitas opções de customização e voltada para o público gamer. A ideia é que você entre no Discord e acesse a sala do “Midjourney” e através de comandos de texto você vai criando ou modificando uma imagem com palavras chaves. Muitas pessoas pelo Twitter criticam o fato desta obra ter vencido o prêmio.

“Se os trabalhos criativos não estão a salvo das máquinas, mesmo os trabalhos altamente qualificados correm o risco de se tornarem obsoletos. O que teremos então?”, afirmou um usuário.

Porém, segundo Allen, o que ele fez é uma forma de arte. Ele argumenta que criou centenas de imagens no servidor do Discord do Midjourney, depois retocou as três favoritas no Photoshop e então, através de outro programa, ele imprimiu essas três imagens em telas para participarem do concurso. As obras foram inscritas na competição na categoria de artes digitais. Allen disse ainda que sabia que seria controverso, mas ele respondeu:

“Como é interessante ver como todas essas pessoas no Twitter que são contra a arte gerada pela IA são as primeiras a jogar o humano debaixo do ônibus ao desacreditar o elemento humano! Isso parece hipócrita para vocês?”

E você, acreditam que seja arte uma obra gerada por uma inteligência artificial?

Texto escrito por Lilian Primo Albuquerque

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS