Nesta sexta-feira (02), o Porto de Santos celebrou 132 anos de existência e um importante passo para o desenvolvimento foi anunciado. Foi anunciada a construção do tão aguardado túnel submerso que vai ligar Santos ao Guarujá. A previsão é que as obras se iniciem em 2025 e possam ser concluídas até 2029.
Na solenidade, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ministros, os prefeitos de Santos, Guarujá, São Vicente e Cubatão e demais autoridades estiveram presentes.
Há quase cem anos, que o projeto do túnel entre as duas cidades é discutido. Mas com o acordo selado entre o Governo de São Paulo e o Governo Federal, a expectativa é que cerca de R$ 6 bilhões sejam investidos para tirar o projeto do papel. Segundo as autoridades, cerca de 80 mil pessoas dos dois municípios serão beneficiadas. No entanto, a ligação seca também poderá dar um grande impulso em toda a Baixada Santista.
Ainda durante a celebração dos 132 anos, o presidente Lula anunciou a chegada de dois Institutos Federais: um para Santos e outro para São Vicente. Além disso, obras de melhorias da Avenida Perimetral e no Retão da Alemoa, foram anunciados.
O deputado federal, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), responsável por liderar a frente parlamentar para a construção do túnel, falou deste anúncio. Para ele, o projeto, ao sair do papel trará grandes benefícios para a economia, turismo, mobilidade urbana e para o porto. Além disso, Paulo também celebrou a parceria fechada entre os governos estadual e federal.
Mais detalhes você confere no vídeo (Assista acima).