Os casos de escarlatina cresceram 600% em Jacareí em 2023 em relação ao mesmo período do ano passado. A escarlatina é uma doença infecciosa e contagiosa que costuma ocorrer em crianças de 3 a 15 anos, durante a primavera, transmitida por partículas de saliva contaminada.
Leia mais notícias da região aqui
A repórter Laís Peçanha foi até a cidade para conversar com a secretária adjunta de Saúde Dra. Aguida Fernandes, sobre a situação. Assista no programa Hora do Vale desta segunda-feira (27):
Veja informações do Ministério da Saúde sobre os sintomas e o tratamento da escarlatina.
Sintomas
- Início repentino com calafrios e febre alta nos primeiros dias, que vai baixando aos poucos nos dias seguintes até desaparecer;
- Dor de garganta intensa;
- Pequenas manchas na pele de cor vermelho-escarlate, ásperas, que aparecem inicialmente no tronco, depois tomam a face, o pescoço, os membros, axilas e virilha, mas poupam as palmas das mãos, as plantas dos pés e ao redor da boca. Nas dobras de pele, como cotovelos, punhos, axilas e joelhos, as manchas podem ser mais escuras e descamam com o decorrer da doença;
- Na língua surgem caroços avermelhados recobertos com uma película parecida com um plástico branco amarelado. Essa película posteriormente se desfaz e a pele adquire o aspecto de framboesa, porque as papilas incham e ficam arroxeadas;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Aumento dos gânglios do pescoço;
- Dor no corpo, de barriga e de cabeça;
- Náuseas e vômitos.
Tratamento
O tratamento é bastante simples, feito com antibióticos receitados por médico. Medicamentos para dor e febre são úteis para aliviar os sintomas.
É importante ser diagnosticado e iniciar imediatamente o tratamento para evitar complicações que podem ser graves e para diminuir a sua ocorrência.
Algumas complicações, como otites, meningite e sinusites, podem surgir enquanto a pessoa estiver doente. Outras, mais graves, como reumatismo infeccioso e problemas nos rins, podem se manifestar bem depois, quando a doença já parece curada.
*Texto de Bianca Martins com supervisão de Julia Lopes