O Verão na Baixada Santista está “pegando fogo” e com temperaturas mais elevadas que o normal. Só que se o calor e o sol viram sinônimos de lazer e diversão, também é motivo para a preocupação com a pele. Isto porque a exposição ao sol podem provocar o câncer de pele.
Em Santos, no domingo (28), aconteceu uma ação gratuita com exames de prevenção. A ação foi promovida pela Associação Paulista de Medicina de Santos, por meio dos Departamentos de Dermatologia, Cirurgia Plástica e Oncologia.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é um dos tipos mais comuns da doença. O tipo mais frequente é o não melanoma e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.
Sintomas, fatores de risco e prevenção
É fundamental ficar atento aos sinais que possam aparecer na sua pele, como manchas que coçam, descamam ou sangram. Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor também merecem atenção. Outro sinal importante é o aparecimento de pintas novas, escuras e de crescimento rápido.
Pele clara, olhos claros, cabelos claros, histórico de queimaduras e presença de múltiplas pintas estão entre outros os principais fatores de risco, além de hereditariedade e doenças de pele prévias.
Prevenção
A exposição excessiva ao sol tem grande ligação com o surgimento do câncer de pele, que se caracteriza pelo crescimento descontrolado e anormal das células desse órgão. Para a prevenção do câncer de pele é fundamental evitar a exposição solar das 10 às 16 horas. O uso de roupas com proteção solar e acessórios como chapéu, boné, óculos de sol também são imprescindíveis.
Veja mais detalhes no vídeo. (Assista acima)