Dia do Cinema Brasileiro mostra como a produção cinematográfica da região cresce a cada dia

Reportagem

JOÃO LEITE

Imagens

PAULO BARRIO

A segunda-feira (19) é especial, já que é celebrado o dia do cinema brasileiro. E a data tem muito a ser comemorada, isso porque os dados preliminares do setor divulgados pela agência nacional do cinema, mostram um aumento de 82% no público de 2022, na comparação com o ano anterior.

E o Brasil pode se orgulhar pois trilhou um caminho de sucesso com os longas produzidos por aqui alcançando números expressivos em arrecadação e bilheteria , Minha Mãe é Uma Peça 3 teve 9,1 milhões de ingressos vendidos. O longa protagonizado por Paulo Gustavo lançado em 2019, entrou para a história do cinema nacional (financeiramente falando) arrecadando um total de R$ 143,9 milhões.

Alexandre Moratto, Cineasta, mandou um vídeo para a THMais, falando sobre o dia do cinema e experiência de ter dirigido o filme “Sócrates” que estreou em vários festivais e foi indicado aos Prêmios Independent Spirit de 2019 a três categorias. Vencedor de vários prêmios, certamente para Moratto um dos mais importantes foi o “Someone to Watch”, que é entregue para os jovens diretores que mais se destacam.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS