Um grupo de funcionários da Guarda Civil Municipal de São Vicente realizou um protesto nesta segunda-feira (23/10). A categoria representada pelo Sindicato dos Servidores de São Vicente (Sindservsv) cobram por reajustes salariais e demais benefícios, que não seriam pagos há um tempo.
Os manifestantes estiveram na porta do Paço Municipal, para fazer a reivindicação e se encontrar diretamente com o prefeito. Pela manhã, houve invasão ao local e momentos de tensão ficaram escancarados. Segundo os manifestantes, novos atos devem ser feitos na porta da Administração.
Ainda de acordo com eles, apesar do pedido inicial por reajustes e demais benefícios, a prefeitura teria dito que não poderia conceder o que foi reivindicado. Nas imagens obtidas pela reportagem, é possível ver os manifestantes cobrando por melhorias.
Por conta disto, os manifestantes garantiram que o movimento continuará firme e nos próximos dias fará novos atos em frente à Prefeitura.
Outro lado
Por meio de nota, a Prefeitura de São Vicente informou que houve uma reunião entre a administração, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), representados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Nele foram discutidas as reivindicações de melhorias solicitadas pelos profissionais.
“Vale ressaltar que, neste ano, o aumento salarial supera o percentual de 13%. Destaca-se que, além da questão salarial, a Administração Municipal investe em melhorias voltadas aos guardas civis municipais. Em 2022 foram adquiridos radiocomunicadores para toda a corporação”, diz a administração.
Ainda segundo a nota, os aparelhos contam com sistema de geolocalização via GPS, agilizando e qualificando o atendimento das ocorrências. Os agentes também foram equipados com coletes balísticos.
Além disso, segundo a prefeitura, foi firmado um convênio com a Polícia Federal, disponibilizando o uso de arma de fogo para autodefesa no atendimento das ocorrências. Para isso, os agentes foram equipados com a entrega de coletes balísticos.