A Polícia Federal e a Receita Federal fizeram mais uma operação conjunta no Porto de Santos para combater o tráfico internacional de drogas. E 131 Kg de cocaína escondidos em bobinas foram encontradas e apreendidas. O destino seria a Europa.
Segundo a PF, no trabalho de rotina, em um terminal do Porto de Santos, a carga de bobinas de papel cartonado para embalar produtos alimentícios foi selecionada e no escaneamento os agentes identificaram bolsas.
Na revista, diversos tabletes de cocaína foram encontrados, e ao todo haviam 131 kg. Ainda segundo a Polícia Federal, o contêiner estava destinado à Europa, mas faria baldeação na África do Sul.
Em função das características observadas na ação, suspeita-se ter ocorrido o emprego da técnica criminosa denominada “Rip-Off modality”, na qual a droga é inserida em uma carga regular, sem o conhecimento dos exportadores e dos importadores.
A Polícia Federal explica que o uso dessa técnica dificulta a gestão de risco aduaneiro, requerendo servidores especializados na análise de imagens e conhecimento no controle da movimentação de contêineres de exportação.
A droga foi apreendida e as investigações estão em andamento para identificar os responsáveis pelo entorpecente.