A previsão do tempo se confirmou e a chuva forte veio acompanhada de uma ventania na Baixada Santista, nesta sexta-feira (03/11). Diversos transtornos do temporal foram constatados em vários pontos da região, como quedas de árvores, de telhados de um hospital e de um posto de combustíveis.
Em Santos, o telhado de um posto de combustíveis, localizado na esquina das avenidas Bartolomeu de Gusmão, com a Coronel Joaquim Montenegro (Canal 06), na Aparecida caiu.
Também na cidade, houve destelhamento na Santa Casa de Santos. Em nota, o hospital informou que não houveram prejuízos materiais a terceiros nem feridos. As equipes de manutenção do hospital já estão no local para os devidos reparos.
Ainda em Santos, um imóvel localizado na Rua Sílvia Jardim, teve curto circuito e chegou a explodir. As cenas espantaram os moradores da cidade. Equipes do Corpo de Bombeiros foram ao local para combater as chamas.
Na Ponta da Praia, o telhado do Clube Internacional de Regatas foi destelhado devido a ventania e as fortes chuvas.
Por conta disto, as travessias de balsas e barcas entre Santos/Guarujá e Guarujá/Bertioga estão paralisadas. Em nota a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística informou que o serviço está interrompido e vai aguardar a melhoria das condições climáticas para retomar o transporte.
Baixada Santista
Em São Vicente, duas árvores caíram em dois pontos distintos da cidade. A primeira ocorrência foi na Praça 1º de Maio, onde árvore caiu em cima de uma banca de jornal. Ninguém ficou ferido. A outra ocorrência foi na Avenida Nações Unidas próximo Libânia Lima Crock, onde a árvore caiu e fechou o trânsito no local.
Já em Praia Grande, o forro de cobertura do Litoral Plaza Shopping caiu e assustou o público que estava no local. também na cidade, houve queda de um poste de energia em um campo de futebol do bairro Vila Sônia. Por sorte, não havia ninguém no local.
Em nota, o shopping informou que as equipes de Bombeiros e manutenção foram prontamente acionadas e imediatamente tomaram as providências necessárias. Por medida de segurança, a área foi isolada para os devidos reparos.
Ainda de acordo com o shopping, ninguém ficou ferido e o estabelecimento seguiu em funcionamento normal.
Já a Prefeitura de Praia Grande informou que as equipes da Defesa Civil e também de diversas secretarias municipais já estão trabalhando para solucionar os danos causados pelo ciclone e as fortes chuvas da tarde desta sexta-feira.
A administração informou que foram registradas quedas de árvores e postes de iluminação. A Prefeitura já acionou as empresas prestadoras de serviços, como as concessionárias de energia, para solucionar as questões necessárias. Em caso de emergências, acione a Defesa Civil pelo número 199/153 ou o
Corpo de Bombeiros pelo 193.
Em Guarujá, o Hospital Santo Amaro (HSA) registrou um princípio de incêndio, que afetou o funcionamento do local. Em nota, o hospital informou que a ocorrência foi por volta das 16h30, quando o transformador em frente do hospital estourou e houve um princípio de incêndio em duas unidades.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram ao local e controlaram as chamas. Os pacientes foram realocados e não houve vítimas. Ainda de acordo com o Santo Amaro, as cirurgias eletivas estão suspensas até que haja reparo e segurança aos pacientes e colaboradores.
Em Mongaguá, a Defesa Civil informou que até o momento, foram registrados 35.5 mm de chuva, com uma ocorrência na área da aldeia Aguapeú, com queda de árvore. As equipes já estão atendendo o local.
CPFL
A reportagem procurou a CPFL Piratininga, que informou, por meio de nota, que um grande temporal atingiu os municípios da Baixada Santista atendidos pela companhia, impactando trechos da rede de distribuição nos municípios. Todo o efetivo da distribuidora foi imediatamente mobilizado e está atuando para restabelecer o fornecimento de energia aos clientes afetados, em segurança, e no menor tempo possível.
“Neste momento, o mais importante é garantir a segurança de todos. A companhia reforça a importância para que ninguém toque em fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. Acione imediatamente a CPFL e o Corpo de Bombeiros e aguarde o atendimento”.