VÍDEO – Vendaval gera impactos e cancelamentos de eventos na Baixada Santista

O vendaval desta quinta-feira (13) causou uma série de impactos nas nove cidades da Baixada Santista. Serviços que deixaram de funcionar, impactos estruturais e eventos cancelados, foram as marcas do fenômeno que é o reflexo de um ciclone extratropical, que encontra-se no Sul do Brasil.

Em Cubatão, foram vários pontos que tiveram registros de quedas de árvore. A estrutura onde ocorria o Festão Cubatão foi afetada, forçando a suspensão do evento neste final de semana.

Segundo a prefeitura, houveram oito quedas de árvores em diversos bairros da cidade (Jardim Costa e Silva, Casqueiro, Vila Nova, 31 de Março, Cruzeiro Quinhentista, Jardim São Francisco), 2 vegetais inclinados correndo risco de cair e um galho grande de árvore também oferecendo risco. Pelo menos 10 unidades escolares ficaram destelhadas. 

No Guarujá, o fornecimento de água e energia foram danificados. Por meio de nota, a Sabesp informou que o vendaval registrado na madrugada desta quinta-feira derrubou árvores na área da captação de água do rio Jurubatuba Mirim – que serve para o abastecimento de Guarujá e o distrito de Vicente de Carvalho –, rompendo os cabos para fornecimento elétrico.

A previsão da concessionária de energia é restabelecer o sistema em até três horas. Durante este período, a Companhia alerta que imóveis abastecidos diretamente pelas redes de distribuição podem sentir reflexos com a redução da pressão da água.

Já em Bertioga, a prefeitura informou que a Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento de Trânsito e Transporte (DTT) e os agentes de sinalização estão empenhadas para sinalizar, fiscalizar, interditar e recuperar os locais prejudicados pela ventania.

No momento, o trecho da Avenida Anchieta, na altura do número 1862, no Centro, está interditado devido à queda de fios. Segundo a secretaria, uma equipe da Distribuidora de Energia Elektro está no local para reestabelecer a rede de energia.

Também há interdição nas imediações da Escola Estadual William Aureli, no bairro Rio da Praia, e do Terminal Rodoviário Albatroz, por conta de riscos de telhas voarem.

Sobre a queda do outdoor, não houve chamado para a Secretaria de Segurança e Mobilidade. A pasta ressalta que a placa caiu dentro de um terreno particular.

Em São Vicente, a prefeitura informou que a Defesa Civil foi acionada para as ocorrências, envolvendo queda de árvore sobre rede elétrica na Rua Marquês de São Vicente com Bento Viana. Também houveram ocorrências de árvores obstruindo o trânsito nas ruas Tupã, Antônio Pedro de Jesus, na Náutica 3 e a calçada afetando a entrada e a saída de três casas na Avenida Celulla Mater, no Parque Continental.

Além disso, há uma árvore de grande porte com possibilidade de queda na Rua Martins Fontes, na Esplanada dos Barreiros. A Secretaria de Serviços Públicos também foi acionada e já está atuando para evitar possíveis acidentes e minimizar os impactos no trânsito.

Para o atendimento de ocorrências, a Defesa Civil disponibiliza o telefone 199.

Já na cidade de Peruíbe, o Departamento Municipal de Defesa Civil informa que as equipes foram comunicadas sobre a queda de duas árvores. Uma no Perequê, que está atrapalhando a circulação de veículos, e outra no Bananal, que possivelmente esteja causando o mesmo problema.

E em Mongaguá, a Defesa Civil informou que registrou 11 ocorrências, sendo elas: seis quedas de árvores e cinco quedas de fachadas de comércio. Além disso, a equipe está realizando rondas na Cidade, buscando fazer a estimativa de tombamento de muros e portões de construções e danos na rede elétrica. A Defesa Civil também está aguardando receber os dados sobre a velocidade que os ventos chegaram, assim que esse dado estiver disponível ele será repassado.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS