Marta Vieira da Silva é um furacão dentro de campo e seu talento para o futebol é inegável! Mas se engana quem pensa que o brilho da Rainha do Futebol se limita aos campos. A jogadora sempre tem muitas lições para ensinar, sendo inspiração para muita gente com suas frases marcantes.
Cheia de garra, a atleta correu atrás do seu sonho de ser jogadora de futebol e revolucionou o esporte feminino.
Para isso, ela teve que superar preconceitos, tendo em vista que o meio do futebol ainda é muito machista. Com tanta história para contar, Marta sempre tem palavras inspiradoras, que impactam não só os amantes de futebol, mas a todos.
Nesta nova temporada do Foras de Série, série de matérias especiais sobre grandes personalidades brasileiras, estamos homenageando grandes esportistas brasileiros.
Já contamos a história de Marta, principais curiosidades, além de destacarmos seus gols mais bonitos pela seleção brasileira. Neste novo episódio, vamos elencar as frases mais marcantes da jogadora. Confira!
Veja as frases mais marcantes de Marta Silva
Confira o que a jogadora já falou:
1. Eliminação da Copa do Mundo 2019
“A gente tem que chorar para sorrir no fim”.
Essa é uma das frases mais inesquecíveis de Marta Silva e marca um momento delicado da seleção brasileira. A frase foi dita em entrevista à imprensa após o Brasil perder para a França com um placar de 2×1 na prorrogação.
A derrota resultou na eliminação brasileira na fase das oitavas de final da Copa do Mundo 2019, e foi bastante sentida pelas jogadoras e pelo público, tendo em vista que a seleção nunca ganhou o campeonato.
Desapontada, Marta comentou sobre a derrota e aproveitou para incentivar outras mulheres que amam o futebol: “É preciso chorar no início para poder sorrir no final. Não vamos ter uma Formiga para sempre, uma Marta para sempre, uma Cristiane para sempre. É preciso treinar mais, querer mais, ter perna para correr os 90 minutos e mais meia hora de prorrogação. Eu falo isso para vocês, meninas, que fazem o futebol feminino do Brasil”.
A frase de Marta foi tão marcantes que, em 2020, ela foi homenageada pela escola de samba Inocentes de Belford Roxo no Carnaval carioca e o samba-enredo, que se chamou “Marta do Brasil – Chorar no Começo Para Sorrir no Fim”, fez referência a mensagem da jogadora.
2. Embaixadora da ONU Mulheres
“Eu sei, a partir da minha experiência de vida, que o esporte é uma ferramenta fantástica para o empoderamento”.
Esta frase foi dita por Marta ao comentar sobre sua participação como embaixadora da ONU Mulheres. A atleta foi escolhida para o cargo em 2018, sendo a primeira mulher latino-americana a receber o título.
A Rainha do Futebol sempre mostrou afinidade com assuntos relacionados à desigualdade de gênero em campo e frases como essas marcam sua luta pelos direitos e empoderamento feminino.
“Estou totalmente comprometida em trabalhar com a ONU Mulheres para garantir que as mulheres e meninas em todo mundo tenham as mesmas oportunidades que homens e meninos têm para realizar seu potencial”, afirmou.
3. Desigualdade de gênero no futebol
“As pessoas acham que o contrato das jogadoras que se destacam chega perto do contrato de um Neymar, mas isso é fora da realidade do futebol feminino”.
Essa é mais uma das frases marcantes da jogadora brasileira, que, mais uma vez, nos leva refletir sobre a desigualdade de gênero, especialmente no futebol. Ela revela que: “Quando fui jogar na Suécia ganhava em torno de R$ 3 mil. Tendo que ajudar a minha família, não sobrava muito”.
Mesmo com muito talento e eleita a melhor jogadora do mundo 6 vezes pela Fifa, ela não chegou a receber tanto quanto grandes nomes do futebol masculino.
Hoje, Marta tem uma condição de vida muito melhor e o futebol com certeza abriu muitas portas. Ainda assim, a desigualdade de gênero no meio esportivo ainda precisa ser debatida, e a atleta sempre foi referência na luta feminina no futebol.
4. O Futebol como uma “saída”
“Com o tempo, percebi que aquilo (o futebol) podia ser uma saída para uma vida melhor, para outra condição financeira”.
A jogadora revela que o futebol sempre esteve em sua vida e que o enxergava como uma possibilidade de melhorar de vida. Ainda que ela tenha enfrentado muitos desafios no início da carreira, hoje ela entende que o esporte realmente trouxe muitas melhorias para sua vida pessoal e financeira.
“Minha família tem tradição no futebol lá na cidade, a gente tinha até um time. E eu sempre acompanhava meus primos mais velhos. Aquilo foi traçando um sonho na minha cabeça. Desde muito pequena queria ser uma atleta profissional”, contou a jogadora.
5. Enfrentar os “nãos” da vida
“Tenha coragem para todos os dias acordar e enfrentar os constantes ‘nãos’ que você vai receber”.
Como qualquer um, Marta também enfrentou desafios e recebeu “nãos”. Em entrevista especial à Revista Marie Claire, ela destacou a importância de enfrentarmos esses “nãos” com a cabeça erguida.
“Busque sabedoria para tirar o melhor proveito da palavra ‘não’ e saiba o quanto ela pode ser poderosa para seguir em frente, forte, determinada e focada na busca pelo seu objetivo”, afirmou a jogadora.
6. Apoio ao futebol feminino
“E peço aqui ao povo brasileiro: não deixem de apoiar o futebol feminino. Não deixem, a gente precisa muito de vocês”.
Esta frase foi dita por Marta após a derrota nas Olimpíadas do Rio 2016. A seleção brasileira enfrentou o Canadá na disputa pelo bronze, mas perdeu a medalha com um placar de 2×1.
Mesmo desapontada com o resultado, ela não deixou de agradecer aos fãs pelo carinho e ainda fez um apelo ao povo brasileiro para que não deixe de apoiar e acreditar no futebol feminino.
A modalidade já enfrenta muitos desafios devido à desigualdade de gênero, por isso, o apoio da sociedade e a crença no potencial das mulheres para o esporte são essenciais para que a modalidade continue crescendo.
As frases de Marta com certeza emocionam e transmitem muito de sua história de vida. Com muita sabedoria e experiência, ela parece ter as palavras certas para inspirar mulheres a lutarem por seu espaço na sociedade.
Está gostando de conhecer um pouco mais de Marta Silva? Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando a Novabrasil e fique de olho nos próximos episódios do “Foras de Série”!