Botafogo e Ituano jogaram na noite desta terça-feira (6), no estádio Santa Cruz, pela décima primeira rodada da série B, do campeonato brasileiro. O placar foi 2 a 0 para o time de Itu, que até então não havia feito um só ponto fora de casa e acabou vencendo facilmente o Botafogo. Os dois gols do Galo foram feitos por ex-atletas que defenderam o tricolor, deixando o time da casa cada vez mais distante dos primeiros colocados na tabela de classificação. O Pantera está, provisoriamente, na oitava posição.
Na entrevista coletiva do técnico botafoguense, Adilson Batista, o treinador afirmou que esta partida foi a pior realizada pela equipe. O Pantera veio de um empate, também em casa, contra o Tombense, colecionando dois resultados negativos consecutivos dentro de seus domínios.
A partida
O primeiro tempo foi tecnicamente lamentável. Os dois times erravam exageradamente na troca de passes e mostravam muito pouca qualidade de finalização. A tática utilizada pelo técnico do Botafogo foi a mesma vista em quase todas as partidas realizadas: o time oferece a posse de bola para o adversário e tenta explorar as jogadas de contra-ataque.
Mesmo de forma tímida, aos 10 minutos, o centro avante do Pantera, Salatiel, balançou as redes adversárias, mas o VAR anulou a jogada, apanhando um impedimento do lateral Patrick Brey do Botafogo.
Depois disso, pouca coisa se viu, além de um futebol sem emoção, distante das metas e produzindo um espetáculo morno e nada criativo.
A segunda etapa
O segundo tempo começou tão ruim como terminou o primeiro. No entanto, o time de Itu era mais incisivo e buscava com mais vontade o gol adversário. Assim aconteceu. Aos seis minutos, numa assistência perfeita do meia Eduardo Person, o ex-jogador do Botafogo, Felipe Saraiva, acertou um belo chute de fora da área e abriu o placar para o time do Ituano.
Foi o suficiente para desmontar o esquema tático do Botafogo que, em função das falhas individuais, notadamente do setor defensivo, um dos calcanhares de Aquiles do Pantera, a equipe foi sendo facilmente envolvida pelo adversário, tornando-se presa fácil.
Quando se esperava uma reação mais contundente do time de Ribeirão, foi o Ituano que aos 25 minutos, num cruzamento do lateral Iury, encontrou o outro ex- botafoguense, Marcel, para cabecear e aumentar o placar para o time adversário.
O Botafogo era vítima da lei do ex, uma lenda futebolística que afirma que jogadores que passaram pelo time e tornam-se adversários, acabam sendo algozes dos seus clubes anteriores. Lenda ou não, o Pantera perdeu o jogo com dois gols de ex- atletas. Ao final do jogo, o público pequeno ( pouco mais de dois mil torcedores) vaiou e protestou pela má partida apresentada pelo tricolor.
O Botafogo volta a campo, no próximo domingo (11), às 15h30min, no estádio da Ressacada, na cidade de Florianópolis, contra o time do Avai.