Tecladista e um dos fundadores da banda RPM, Luiz Schiavon faleceu na madrugada de hoje (15), aos 64 anos. A informação foi confirmada pela família do músico pelas redes sociais.
Há 4 anos, Luiz tratava uma doença autoimune e havia passado 18 meses internado recentemente. O músico realizou uma cirurgia para tratamento no Hospital São Luiz, em Osasco, mas não resistiu.
A nota da família de Luiz Schiavon
A nota, divulgada pelos familiares, celebra a trajetória de Luiz, que também foi maestro e responsável por trilhas sonoras de novelas que marcaram época, como Rei do Gado e Terra Nostra.
“(…) Luiz era, na sua figura pública, maestro, compositor, fundador e tecladista do RPM, mas acima de tudo isso, um bom filho, sobrinho, marido, pai e amigo. (…)
“Esperamos que lembrem-se dele com a maestria e a energia da sua música, um legado que ele nos deixou de presente e que continuará vivo em nossos corações.”
A família informou que a cerimônia de despedida será reservada aos familiares e amigos próximos.
O adeus do RPM a Luiz Shiavon
O perfil da banda RPM nas redes sociais também homenageou o músico ao publicar a nota dada pela família:
“(…)Despeçam-se, ouvindo seus acordes, fazendo homenagens nas redes sociais, revistas e jornais, ou simplesmente lembrando dele com carinho, o mesmo carinho que ele sempre teve com todos aqueles que conviveram com ele.”
Shiavon foi pioneiros nos anos 80 ao levar um computador ao palco. O Sintetizadores, tocados pelo músico, trouxeram ao RPM uma característica que destacada a sonoridade da banda.
Nascimento do RPM
O RPM nasceu nos anos 80, no auge do rock no país, quando as bandas do gênero começaram a atrair multidões para shows e festivais.
Paulo Ricardo morou em Londres em 83, ano que aconteceu uma verdadeira onda de pop britânico, chamada pelos americanos de segunda invasão britânica.
Era uma época de revolução, o rock havia acabado de passar pela ruptura do punk e estava adquirindo aquela uma pegada mais fashion, influenciado grandemente por nomes como David Bowie.
Então, Paulo entrou em contato com Luiz Schiavon e lhe disse que queria fazer uma banda exatamente assim, que representasse aquele rock.
Foi assim que o Brasil viu nascer o lendário RPM, que passou por diferentes fases ao longo dos anos, e eternizou sucessos do rock nacional como Olhar 43 e Rádio Pirata.