Farmácia Popular: medicamentos e quem tem direito

Mais de 45 mil famílias de São José dos Campos estão aptas a retirar medicamentos de graça por meio do programa Farmácia Popular. Mas quais são os remédios disponíveis? E quais os pré-requisitos para ter direito de aproveitar os benefícios do programa?

O Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos para serem retirados gratuitamente por tanto por quem é beneficiário do Bolsa Família quanto para quem não é.

A diferença é que, para as pessoas que recebem o Bolsa Família, não é preciso fazer nenhum tipo de atualização cadastral para ter acesso a esses medicamentos. Basta apresentar o número do CPF ao atendente da farmácia participante do Programa que o próprio sistema já reconhecerá o cadastro e permitirá a retirada dos remédios (desde que, se necessário, haja também apresentação da receita médica, com validade de seis meses).

Já para quem não for beneficiário do Bolsa Família, é preciso comparecer a uma farmácia cadastrada portando a prescrição médica devida (no prazo de validade de seis meses) e documento de identificação com foto, no qual conste o número de CPF, de modo que o cadastro no Farmácia Popular seja feito.

Os 40 remédios gratuitos são voltados para o tratamento de asma, diabetes, hipertensão, osteoporose, dislipidemia, rinite, doença de Parkinson e glaucoma. Há também gratuidade para contraceptivos e fraldas geriátricas.

Em São José dos Campos, há 71 farmácias cadastradas no programa Farmácia Popular.

A repórter Ariane Caldas conversou com Aline de Medeiros Silva, delegada do Conselho Regional de Farmácia, para obter mais detalhes. Confira neste vídeo a entrevista completa.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS