A região Centro-Oeste tem uma área de 1.612.000 km² e é formada pelos estados do Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e ainda o Distrito Federal, onde fica Brasília, a capital do Brasil. A região tem uma população de 16,09 milhões de habitantes, de acordo com dados de 2018, e conta com aspectos culturais extremamente diversificados, uma vez que a formação da região, de maneira resumida, se deu a partir da miscigenação dos povos indígenas, gaúchos, mineiros, paulistas, bolivianos e paraguaios.
O Centro-Oeste faz fronteira com todas as outras regiões do Brasil, além de fazer fronteira com a Bolívia e Paraguai, o que explica a formação da população local.
A cultura da região Centro-Oeste é marcada por danças, festas, culinária, pontos turísticos e muitos outros aspectos que chamam atenção e tornam a região única. A seguir, confira as 10 principais características culturais da região Centro-Oeste do Brasil.
10 principais características culturais da região Centro-Oeste do Brasil
Veja quais são as principais características culturais da região Centro-Oeste:
1. Festas Típicas
Assim como as outras regiões do Brasil, o Centro-Oeste também conta com festas típicas da região e, muitas delas, não são conhecidas nos outros lugares do país. A festividade mais famosa da região é a Cavalhada, uma celebração que dura três dias e encena uma batalha medieval ao ar livre entre os cristãos, que se vestem de azul, e os mouros, que se vestem de vermelho.
Assim, são encenadas uma batalha por dia e, no fim, os cristãos vencem e os mouros se convertem ao cristianismo. Outros exemplos de festas típicas da região são:
- Procissão do Fogaréu;
- Folia de Reis;
- Nossa Senhora dos Navegantes;
- Romarias do Divino Pai Eterno;
- Festa de São Benedito;
- Festa do Divino;
2. Danças Típicas
Outra característica marcante da região são as danças típicas, sendo muitas delas de caráter religioso. Um exemplo de uma das danças mais comuns na região é o Cururu, uma performance composta apenas por homens, que movimentam-se enquanto são tocados a viola de mocho, o reco-reco e o ganzá. A dança é típica das festas do Divino Espírito Santo e, portanto, também carrega um caráter religioso.
Confira outros exemplos de danças típicas:
- Siriri;
- Chupim;
- Catira ou Cateretê;
- Cirandinha ou Sarandi;
- Tambor;
- Xote;
3. Músicas Típicas
Na região Centro-Oeste, a música sertaneja é o estilo que domina, sendo uma das principais manifestações culturais do local. Entre outros estilos musicais comuns na região, podemos citar:
- Moda de Viola;
- Guarânia;
- Rasqueado;
- Rock;
- Punk;
4. Culinária da região Centro-Oeste
Devido a prática da agricultura ser forte na região, pratos feitos à base de arroz, milho e mandioca são comuns. Além disso, a gastronomia também recebeu influência dos povos originários da região, sendo comuns peixes, animais de caça, pequi, entre outros.
Veja alguns exemplos de pratos típicos da região:
- Arroz com pequi;
- Bolinho de mandioca;
- Arroz Maria-Isabel;
- Galinhada;
- Farofa de Banana da Terra;
- Galinha Caipira;
- Pamonha;
5. Artesanato
O artesanato da região recebe influência da cultura indígena e dos colonizadores, sendo marcado por peças produzidas a partir de materiais como madeira, prata, pedras, entre outros.
Confira alguns exemplos do artesanato local:
- Cerâmica;
- Entalhe em Madeira;
- Tapeçaria;
- Arte Plumária;
- Redes Bordadas;
6. Mitos e Lendas
Os mitos e lendas fazem parte da cultura brasileira e eles podem variar em cada região. No Centro-Oeste, são comuns mitos e lendas como:
- Arranca-Línguas;
- Pé-de-Garrafa;
- Romãozinho;
- Mãe-de-Ouro;
- Lobisomem;
- Casa das 365 janelas;
7. Pontos Turísticos
O turismo também chama atenção, principalmente pela cidade de Brasília, no Distrito Federal, que marca a estética modernista dos idealizadores, o urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer. A importância do conjunto arquitetônico é tamanha que Brasília é considerada um dos Patrimônios Brasileiros pela Unesco.
Mas claro que outros pontos turísticos também chamam atenção nos estados do Centro-Oeste, principalmente por conta de suas belas paisagens. Veja alguns exemplos de pontos turísticos da região:
- Palácio do Planalto (DF);
- Chapada dos Veadeiros (GO);
- Pantanal (MT);
- Bonito (MS);
- Chapada do Guimarães (MT);
8. Religião no Centro-Oeste
O Brasil é um país laico e, apesar de ter maioria cristã, diversas religiões também são comuns no território. No caso da região Centro-Oeste, de acordo com o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, as religiões mais comuns são:
- Catolicismo;
- Espiritismo;
- Protestantismo;
- Umbanda;
- Candomblé;
- Religião Evangélica;
- Religiões orientais;
Vale destacar também que cerca de 8% da população do Centro-Oeste não tem religião.
9. Brincadeiras do Centro-Oeste
Na região Centro-Oeste são comuns brincadeiras como:
- Balança Caixão;
- Telefone sem fio;
- Fruta, Fruta, fruta;
- Barra Manteiga;
- Chocolate Inglês;
- Galinha, Pintinho e Raposa;
10. Berço do Sertanejo e a artistas da região Centro-Oeste
Como já citamos, o sertanejo é o estilo musical mais popular na região Centro-Oeste, além de ser um dos principais estilos consumidos no Brasil. A região é muito conhecida por ser berço do surgimento de diversos artistas de sucesso do sertanejo brasileiro, principalmente no estado de Goiás, em que é comum a formação de duplas sertanejas que logo viram sucesso.
Além disso, outros estilos também são comuns e é claro que há artistas de outros estilos musicais que nasceram na região e contribuem para a cultura local e regional.
Confira alguns artistas que marcam o sertanejo e outros estilos da música nacional e são naturais do Centro-Oeste:
- Maiara e Maraisa (MT);
- Matheus e Kauan (GO);
- Israel e Rodolffo (GO);
- Zezé di Camargo e Luciano (GO);
- Vanessa da Mata (MT);
- Leonardo (GO);
- Luan Santana (MS);
- Almir Sater (MS);
A região Centro-Oeste é cheia de talentos que contribuem para o cenário da música nacional, não é mesmo?! Além disso, a região também se destaca por sua diversidade cultural, marcada por muitos pratos, festas, danças típicas, culinária, pontos turísticos e muito mais! Curtiu conhecer um pouco das características culturais do Centro-Oeste brasileiro?! Para ficar por dentro de mais conteúdos como esse, que promovem a cultura nacional, continue acompanhando a Novabrasil!