Ter energia elétrica em casa pode ser um serviço bastante caro – para além disso, há a questão ambiental a ser considerada, uma vez que as usinas hidrelétricas podem ser bastante agressivas com a natureza. A energia solar é uma alternativa para substituir a elétrica, podendo gerar uma economia de até 90% nessas contas.
O setor vem crescendo muito no Brasil – somente no ano passado, o crescimento foi de 60%. Ele já ocupa o terceiro lugar em geração de energia, perdendo apenas para a eólica e a elétrica.
Embora o investimento para instalar placas fotovoltaicas seja alto, há diversas opções de financiamento para que elas sejam adquiridas e colocadas, com a vantagem de terem uma garantia de eficiência de 25 anos.
O repórter Pedro Coralia foi até a casa do construtor Juca Lima, inteira sustentada por energia solar. Sua residência, caso funcionasse por meio de energia elétrica, geraria uma conta de R$ 600. Com a energia fotovoltaica, ele não chega a pagar R$ 70 por mês. Pedro conversou também com o professor de uma escola que utiliza o mesmo sistema e com uma especialista no assunto. Assista ao vídeo para conferir a matéria completa.