Não tem como falar de futebol e não lembrar do rei Pelé! O craque sempre chamou atenção em campo e, aos poucos, começou a ser reconhecido também fora dele. Um exemplo disso são as músicas inspiradas em Pelé, que são mais uma forma de reforçar o legado do camisa 10, eternizando sua história.
Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, conquistou sua primeira taça na Copa do Mundo aos 17 anos, quando disputava seu primeiro campeonato mundial. Mesmo muito jovem, ele mostrava muita habilidade e talento acima da média.
Ao longo de sua trajetória, ele marcou gerações com jogadas inesquecíveis, que ele fazia sem mostrar dificuldade. O talento do Rei do Futebol é tão impressionante que ele foi homenageado de diversas formas, sendo uma delas pelo dicionário Michaelis, que o inclui o termo “Pelé” em sua versão digital.
É por essas razões que Pelé não poderia deixar de ser homenageado, também, pelo Foras De Série, série de matérias sobre grandes personalidades brasileiras. Nesta temporada, estamos homenageando destaques do esporte nacional.
Nos episódios anteriores dedicados ao Pelé, contamos sua história, os gols mais marcantes da carreira, encontros com grandes personalidades e o verbete do dicionário que o homenageou.
Para finalizar os episódios sobre o craque, separamos 7 músicas que foram inspiradas nele! Sabia dessa?! Confira a seguir!
Confira 7 músicas inspiradas em Pelé, o Rei do Futebol
A história e talento de Pelé é um grande destaque da cultura do nosso país e chama atenção, não só nas quatro linhas do campo, mas também fora dela. Para além dos fãs de futebol, o jogador brasileiro conquistou a admiração dos mais diversos tipos de pessoas, inclusive de grandes personalidades de outros países, como foi o caso de Nelson Mandela, com quem teve vários encontros.
O camisa 10 já inspirou homenagens em diferentes formatos, como filmes e até músicas. Mesmo após sua morte, em dezembro de 2022, aos 82 anos, após complicações de um câncer de cólon, Pelé continua inspirando produções artísticas no nosso país, que são formas de tornar eterna sua trajetória pelo mundo.
Veja quais são as 7 músicas inspiradas no jogador:
1. O Nome do Rei é Pelé – Jorge Ben Jor (2004)
Jorge Ben Jor tem outras paixões além da música, entre elas, o futebol. Flamenguista roxo, o cantor deixou a rivalidade de lado e homenageou o craque com um samba-rock chamado O Nome do Rei é Pelé.
Independente do time do coração, o talento de Pelé era indiscutível. Na canção, Jorge Ben Jor diz:
O nome do rei é Pelé, o nome do rei é Pelé
Pelé de todos os tempos
Incomparável Pelé, Pelé
Pelé da arte e da magia
Com a bola nos pés, Pelé
Menino de três corações, Bauru, Vila Belmiro
Seguindo o seu futuro e seu destino
Ouça a seguir:
2. Meio de Campo – Gilberto Gil (1973)
A canção Meio de Campo foi composta por Gilberto Gil, a fim de homenagear Afonsinho, que era meia do Fluminense. No entanto, a letra também destaca outros talentos do futebol, como Tostão e Pelé.
Um trecho da música diz:
Que a perfeição é uma meta
Defendida pelo goleiro
Que joga na seleção
E eu não sou Pelé nem nada
Se muito for, eu sou um Tostão
Confira:
3. Pivete – Chico Buarque (1978)
Na canção Pivete, Chico Buarque denuncia a pobreza e a desigualdade do país e faz críticas ao suposto milagre econômico da época. O cantor foi destaque na produção de canções durante o período da Ditadura Militar e chegou a ser censurado algumas vezes.
Em um trecho da canção, ele cita o nome de Pelé:
No sinal fechado
Ele vende chiclete
Capricha na flanela
E se chama Pelé
Pinta na janela
Batalha algum trocado
Aponta um canivete
Confira a canção:
4. E Por Falar no Rei Pelé?! – Gonzaguinha (1979)
E Por Falar no Rei Pelé?! É um samba de Gonzaguinha que, em época de Ditadura Militar, propõe debates sobre as pessoas que ocupam os lugares menos privilegiados dos estádios. A canção fala sobre futebol e cita o nome do craque no título, mas não na letra.
Em um trecho da canção, o cantor diz:
Craque mesmo é o povo brasileiro
corre em campo, se esforça o tempo inteiro
Via pra ponta e centra e cabeceia
e ele mesmo é o goleiro que escanteia
e o gandula que apanha no fosso a pelota
e a galera que a equipe incendeia
Ouça:
5. O Rei Pelé – Jackson do Pandeiro (1974)
O Rei Pelé é uma canção composta por Jackson do Pandeiro, um santista apaixonado por futebol e admirador de um dos principais craques do clube, o Pelé.
Um trecho da canção diz:
Quem é aquele moço com a bola no pé?
(É o Rei Pelé!)
Eu perguntei quem é o moço com a bola no pé?
(É o Rei Pelé!)
A bola lhe deu dinheiro,
Lhe deu nome, lhe deu fama,
A bola lhe colocou
Entre os maiores dos homens
Ouça:
6. Pelé – Palavra Cantada (2018)
E o legado de Pelé realmente continua sendo passado para diversas gerações! Em 2018, a dupla Palavra Cantada estreou uma canção que homenageia o craque, chamada Pelé, focada para o público infantil.
Um trecho da canção diz:
Era um moleque negro
Que brilhava nos campos
Tão pobres lá de Três Corações
Foi contratado pra jogar no time dos Santos
E convocado pra seleção.
Confira:
7. O Homem dos Três Corações – Alcione (2020)
Composta por Altay Veloso e Paulo César Feital, a canção O Homem dos Três Corações é cantada por Alcione. O título da música faz referência a cidade de origem do camisa 10.
Um trecho da canção diz:
Os deuses ao verem Arantes improvisar
Assim como fazem artistas de jazz
Que rompem as regras
Que nem Holiday no piano bar
Perguntaram quem é esse homem
De Três Corações a dançar
Barishnikov com duas chuteiras nos pés
Relembre:
Incrível como o talento do craque inspirou tantas músicas inesquecíveis, não é mesmo?! Chegamos ao fim dos nossos episódios sobre Pelé, mas ainda teremos novos episódios do Fora de Série por aqui! Por isso, fique ligado na Novabrasil!