Armando Babaioff fala sobre a peça “Tom na Fazenda”, no Vozes da Vez

Em cartaz pelo Brasil com “Tom na Fazenda”, Armando Babaioff é o convidado do Vozes da Vez da semana. A peça, idealizada pelo ator, é destaque pela crítica desde sua estreia em 2017. Assistida por mais de 45 mil pessoas, é uma das mais aplaudidas e conquistou prêmios importantes, como o da Associação de Críticos de Teatro de Québec.

Natural de Recife, Pernambuco, Armando Babaioff é formado em Artes Cênicas pela Escola Estadual de Teatro Martins Penna e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2004, interpretou o personagem principal da paça “A Primeira Noite de Um Homem”, ao lado de Vera Fischer, com direção de Miguel Falabella.

Estreiou nas novelas em 2006, interpretando o personagem Felipe, de Páginas da Vida, da Rede Globo. Em 2008, foi indicado ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante pela APTR pelo espetáculo “O Santo e a Porca” (2008), de Ariano Suassuna. 

Como produtor e ator, integrou a peça “Na Solidão dos Campos de Algodão”, de Bernard-Marie Koltès, indicado ao prêmio de Melhor Ator pela APTR. No cinema, protagonizou “Prova de Coragem”, de Roberto Gervitz, e “Homem Livre”, de Álvaro Furloni.

Seja nos palcos ou nas telas, Armando Babaioff acumula diversos trabalhos como ator ou produtor. Com a peça “Tom na Fazenda”, já foi indicado como Melhor Ator aos prêmios Shell Rio, Cesgranrio e Botequim Cultural.

Armando Babaioff é o idealizador da peça “Tom na Fazenda” | Foto: Victor Pollack/Divulgação/Montagem

A peça “Tom na Fazenda” reflete sobre sexualidade e preconceito

Encenada pela primeira vez em Montreal, no Canadá, em 2011, Tom na Fazenda é baseada na obra do ator canadense Michel Marc Bouchard, “Tom à la Ferme”. A narrativa ganhou adaptação homônima para o cinema em 2013, sob direção do franco-canadense Xavier Dolan.

Babaioff conheceu o filme a partir de uma conversa com um amigo. Ao assistí-lo, ficou impressionado com a obra e começou a traduzi-la, dando origem a peça.

Trata-se de uma história comum entre jovens de várias gerações, de diversas culturas: homens e mulheres jovens aprendem a mentir antes mesmo de aprenderem a amar. As famílias, guardiãs das normas sobre a sexualidade, garantindo sempre a heteronormatividade, inserem nos próprios membros a semente da homofobia.

Na história, após a morte do seu companheiro, o publicitário Tom (Babaioff) vai à fazenda da família para o funeral. Ao chegar, ele descobre que a sogra nunca tinha ouvido falar dele e tampouco sabia que o filho era gay. Nesse ambiente rural austero, Tom é envolvido numa trama de mentiras criada pelo truculento irmão do falecido, estabelecendo com aquela família relações de complicada dependência. A fazenda, aos poucos, vira cenário de um jogo perigoso, onde quanto mais os personagens se aproximam, maior a sombra de suas contradições.

“Tom na Fazenda” tem direção de Rodrigo Portella. Além de Babaioff, o elenco conta com Soraya Ravenle, Gustavo Rodrigues, Camila Nhary.

Armando Babaioff em cena na peça “Tom na Fazenda” | Foto: Victor Pollack/Divulgação

Ouça o episódio na íntegra:

Sobre o ‘Vozes da Vez’

Apresentado pela jornalista, radialista e curadora Fabiane Pereira, o Vozes da Vez é o programa que celebra as novidades da cultura brasileira no dial, uma espécie de rádio-talk-show.

Por meio de entrevistas intimistas e divertidas, a apresentadora – que já é conhecida do público por equilibrar perspicácia e descontração – vai conduzir o ouvinte a uma experiência sonora repleta de boas histórias com personalidades da música, do cinema, do esporte, da literatura, da política, da ciência e das artes em geral.

Confira a playlist oficial do programa:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS