Desenrola Brasil tem sido alvo de golpes

Imagem ilustrativa | Foto: pronatec.pro.br

Um novo golpe na praça tem se aproveitado do programa governo “Desenrola Brasil” para roubar dados e dinheiro da população. A mensagem maliciosa chega através de e-mails, mensagens de texto e até redes sociais. Nesses informativos, os golpistas usam os sites falsos ou links de redirecionamento enganoso, ou seja, através de sites oficiais eles podem redirecionar as vítimas, por anúncios e outros meios.

Uma ouvinte da Rádio Novabrasil, Isa Fróes, contou à reportagem que foi vítima do golpe. Na ocasião, os criminosos se passaram pelo Serasa e pediram um pix a ela para que ela pudesse quitar uma dívida.
Neste golpe, as pessoas são vítimas de estelionato, situação em que a vítima acredita que está quitando a dívida com a instituição financeira, mas, na verdade está pagando ao criminoso. Além disso, as pessoas também correm o risco de ter os dados pessoais, como nome, CPF, endereço e número da conta bancária, usados para a aplicação de outros golpes.

Os bancos participantes do Desenrola têm canais próprios para os correntistas interessados em quitar dívidas adquiridas entre 2019 e 2022 e é o endividado que deve procurá-los para negociar, e não o contrário.

Alexander Coelho, advogado especializado em Direito Digital e Proteção de Dados e sócio do escritório Godke Advogados, diz que é importante verificar os selos oficiais dos sites, se há alguma informação incorreta ou duvidosa. O mais recomendado é sempre acessar os sites oficiais.

Em nota, Serasa diz que faz renegociação de dívidas apenas por meio dos canais oficiais da empresa.
A Febraban fez um alerta em que diz: caso haja a desconfiança sobre alguma proposta ou valor, o cliente precisa entrar em contato com o banco também por meio dos canais oficiais da instituição.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS