Julho Amarelo: Santa Bárbara disponibiliza testagem gratuita contra hepatítes virais

Ingridy Porto
Ingridy Porto
Graduanda em Jornalismo pela PUC Campinas, atuo na área de produção do jornal Balanço Geral na Record Campinas e sou editora no site de notícias THMAIS Campinas. Nas horas vagas, qualquer lugar no meio da natureza é bem vindo.
Julho Amarelo: Santa Bárbara disponibiliza testagem gratuita contra hepatítes virais
Foto: Prefeitura de Santa Bárbara

A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste inicia nesta segunda-feira (24/07) o mutirão de testagem para Hepatites Virais no município. A ação faz parte do Mês de Conscientização do Julho Amarelo. Os atendimentos começam a partir das 8h e vão até às 15h.

Segundo a secretaria de saúde, a campanha vai atender até o dia 31 deste mês no AMDIC (Ambulatório Municipal de Doenças Infectocontagiosas), com testes gratuitos e sem necessidade de agendamento.

Os testes são válidos para as Hepatites Virais A, B e C. A Hepatite A é a que tem o maior número de casos e está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. Sendo uma infecção leve, que normalmente se cura sozinha e não tem cura.

Já as demais, são inflamações no fígado causadas por vírus e, como costumam ser silenciosas, acabam sendo descobertas quando a doença já está muito evoluída, com cirrose ou até com câncer de fígado (hepatocarcinoma).

Ainda segundo a prefeitura, os tratamentos disponíveis para as Hepatites Virais são oferecidos gratuitamente pelo SUS. É importante lembrar que existem vacinas para prevenir a infecção pelas Hepatites A e B, também disponíveis no SUS. Porém, há vacinas para prevenir a Hepatite C.

Serviço

Mês de Conscientização das Hepatites Virais
Local: AMDIC (Ambulatório Municipal de Doenças Infectocontagiosas)
Endereço: Rua Teresina, 553, Planalto do Sol – Santa Bárbara d’Oeste
Horário: 24 a 28/7 e 31/7, das 8 às 15 horas

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS