Uma primeira vez para ficar marcado na história do esporte santista. Pela primeira vez a equipe masculina de basquete 3×3 de Santos (De Rosis/Fupes/Med Fisio Sports) conquistou um título internacional. A disputa foi no Chile, onde na decisão encarou o Lite Quest Sudamericano.
A campanha da equipe foi encarar cinco jogos, com cinco vitórias. A participação foi por meio de convite, após o vice-campeonato no Campeonato Brasileiro de Clubes, em Vila Velha, no Espírito Santo. O trio formado por Guilherme Rojas, Rafael Frias (cestinha), Enrique Bidart e Victor Tracci teve pela frente oito adversários do Chile, além de representantes da Argentina, Venezuela e Uruguai.
O Challenge no Canadá, que acontecerá nos dias 19 e 20 de agosto, em Québec, é uma das oportunidades de o time santista se classificar para a principal competição do mundo na modalidade, o World Tour, que acontece nos dias 6 e 7 de outubro na Holanda. A equipe também pode garantir vaga no Challenge de Capivari de Baixo, em Santa Catarina. Para isso, precisa ficar entre os três primeiros nas finais da Liga ANB, nos dias 26 e 27 de agosto, em Piracicaba.
Para esta disputa, a equipe santista está classificada em todas as categorias: sub-15, sub-18, sub-23 e adulto feminino que, juntamente com o masculino, também tem presença garantida na final do Brasileiro de Clubes, em setembro, em Uberlândia.
“É o nosso primeiro título internacional, que coloca o nosso time em um alto nível. Estamos preparados para o Canadá e com chances de conquistar essa vaga no World Tour e, assim, ficarmos entre os melhores do mundo”, diz o coordenador das equipes de 3×3, Cauê Rico.