Sumaré: cidade orquídea se destaca por potencial de negócios

Marcela Gomes
Marcela Gomes
Chefe de redação na Thathi Record Campinas. Especialização em Mídia e Tecnologia e pós graduação em Semiótica.
Prefeitura de Sumaré prorroga prazo para parcelamento de débitos
Imagem: divulgação

Com 294.128 habitantes, Sumaré está entre as 50 melhores cidades do Brasil para receber investimentos em três importantes setores: Agropecuária, Comércio e Indústria. O dado é do estudo elaborado pela Urban Systems “Melhores Cidades para Fazer Negócios 2.0” que analisou todas as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes e elaborou um ranking com base no IQM (Índice de Qualidade Mercadológica).

A cidade orquídea, batizada com o nome de uma espécie da flor muito comum na região, foi classificada como a 7ª melhor cidade do Brasil para fazer negócios no setor da Agropecuária, sendo a melhor de todo o Estado de São Paulo. Já no setor de Comércio, a cidade ocupa a 31ª posição no ranking nacional e 9ª no ranking estadual.

Sumaré é destaque também no setor da Indústria, sendo o 42º melhor município do país para se investir na área e o primeiro em toda a RMC (Região Metropolitana de Campinas). Além disso, ainda aparece entre as 100 melhores cidades brasileiras para fazer negócios nos setores de Serviços (83ª) e Educação (100ª).

Em 2023, o município completou 155 anos e se mantém como a segunda maior cidade da Região Metropolitana de Campinas. Em comemoração ao aniversário, foram entregues pela prefeitura um novo portal no acesso a Área Cura e a revitalização do Bosque dos Lagos, que é uma importante área de lazer para a população.

Ao longo dos anos, Sumaré cresceu de forma desordenada, com a aprovação de loteamentos sem asfalto e esgoto, além de uma urbanização caracterizada por grandes espaços vazios entre os bairros. O que tem melhorado ao logo dos anos com investimentos em urbanização e melhorias.

  • O que faz com que a cidade de Sumaré se destaque tanto assim?

O grande potencial econômico é uma das respostas, além da localização privilegiada e os bons investimentos em educação, saúde e infraestrutura.

Uma revista britânica, especializada em investimentos e economia, montou um ranking com as principais cidades da América Latina para se investir e Sumaré ficou no Top 10 dos melhores municípios latinos.

Segundo a FDI Magazine, a região se destaca por conta do valor dos aluguéis de imóveis, que são bem menores do que a concorrência. Além disso, os insumos para empreendedores, como a energia elétrica, taxas e impostos, estão entre os mais baixos da América Latina inteira.

O município conta com muitas empresas nacionais de médio e grande porte. Existem empresas de todos os segmentos na cidade e, por isso, os consumidores podem encontrar suprimentos para todas as suas necessidades.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS