Em comemoração ao Dia do Pedestre celebrado nesta terça-feira (08/08), a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) anunciou uma ação educativa para. No local escolhido, foi estendido um tapete vermelho e será entregue coroas de reis e rainhas.
Segundo a organização, a ação se chama “A vida pede passagem” e deve acontecer a partir das 7h até às 9h, no cruzamentos da Avenida Engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza com a avenida Jorge Tibiriçá.
O local foi escolhido por ser o ponto com mais infrações registradas por radares, por parada em cima da faixa de pedestres, no 1º semestre: foram 844 multas.
Já o horário foi determinado pois, em uma terça-feira, este costuma ser o período com maior movimento – cerca de 1,5 mil veículos passam entre as 7h e 9h, no sentido bairro-centro da avenida Engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza, na altura do cruzamento.
Ainda segundo a Emdec, durante a abordagem, os condutores são sensibilizados sobre a importância de respeitar os pedestres e a sinalização.
Acidentes em Campinas
Com base no último levantamento divulgado pela Emdec, houve uma queda de 19% no número de mortes de pedestres na cidade, de acordo com dados preliminares de janeiro a junho de 2023, em relação ao mesmo período de 2022.
Segundo a empresa, a queda notada neste primeiro semestre ocorre após um diagnóstico do cenário de alerta em 2022, ano em que um pedestre perdeu a vida a cada sete dias em Campinas.