Uma cachorra foi resgatada em situação de maus-tratos pela PM Ambiental no bairro Jardim Imperial, em Pindamonhangaba, nessa terça-feira (8). A dona do animal foi multada em R$ 3 mil.
Leia mais notícias da região aqui
Segundo a PM Ambiental, após denúncia feita pela veterinária do município, a equipe e a profissional foram até o local para verificar a situação, onde encontraram na residência, um cão sem raça definida e com pelagem preta. A tutora recebeu os agentes ambientais e a veterinária para a vistoria.
O animal era uma cachorra fêmea, com coloração preta, de pequeno porte, com ausência de pelagem, machucados, lesões na pele, dermatite seborreica, coceira intensa, perda de peso, odor fétido, músculos traseiros um pouco atrofiados, e estava solta no quintal.
A Médica Veterinária, atestou maus-tratos através de laudo veterinário, pois o animal não recebeu cuidados médicos, ao que levou a um estado clínico generalizado, causando emagrecimento e apatia, também não possui nome, evidenciando ainda a ausência de vínculo emocional da tutora.
Questionada a autora quanto ao que estava ocorrendo com o cão, informou que recolheu o animal que estava abandonado próximo a um córrego, e que está cuidando há aproximadamente cinco anos, porém, não gosta de animais, e por dó continuou sobre seus cuidados.
A cachorra e tutora foram conduzidos à 1° Delegacia de Polícia Civil, onde foi registrada ocorrência, e a autora permanece à disposição da Justiça.
O animal foi destinado aos cuidados da veterinária da Defesa Civil do município.
A Polícia Ambiental multou a mulher em R$ 3 mil, “por praticar ato de maus-tratos a animal doméstico”.