A humanização no momento mais duro de uma internação ou durante tratamento complexo de saúde deve ser feita como forma de dar conforto aos pacientes. É dessa maneira que o Hospital Beneficência Portuguesa, em Santos, que vai completar 164 anos de existência, se destaca. Só que além do atendimento humanizado, a novidade no complexo hospitalar é a inauguração de uma nova ala para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O vereador santista e presidente do Hospital Beneficência Portuguesa, Ademir Pestana, veio à TV Thathi Band Litoral, para falar destas novidades e também da importância da execução do atendimento humanizado. Para a THMais, ele comentou sobre o tema.
“É muita responsabilidade estar a frente de um hospital desta magnitude. É como eu falo, a saúde não tem preço, mas tem custo. É necessário ser bem administrado e pensar em tudo, seja na tecnologia e melhor atendimento, para que os planos de saúde cubram todos os serviços via SUS. Diariamente é bom acompanhar as tendências e conceitos na Saúde, para garantir um atendimento cada vez melhor.
Ademir Pestana também comentou sobre a inauguração de uma nova ala, que irá atender os pacientes que passam por diversos tratamentos. Segundo ele, todas as especialidades conveniadas com a Secretaria de Saúde de Santos serão atendidas. Entre elas, oncologia, cirurgias, exames vasculares e muito mais.
“Esta ala é uma parceria com a Fundação Lusíadas, que vai estar disponível para pacientes do SUS e posso afirmar que é uma das mais modernas do Brasil. Além de tecnológica, ela também é moderna, climatizada e garante dignidade a estas pessoas que não têm condições de pagar plano de saúde. Pensamos no acolhimento e no tratamento digno para as pessoas”, conta.
“Não podemos perder tempo. Ao receber o paciente, com uma determinada gravidade, será tratado de forma imediata, justa e com qualidade. Esta parceria com a Fundação Lusíadas é benéfica para todos. Além disso, alunos, professores e médicos poderão usar o espaço para colocar em prática tudo o que aprendem e serem formados já com todos requisitos.”
Atendimento humanizado
O presidente do Hospital Beneficência Portuguesa contou sobre o atendimento humanizado, visto como o grande destaque do local. Para ele, este atendimento é essencial para garantir uma vida digna e melhora no quadro de saúde dos pacientes.
“O mundo muda um pouco e a tecnologia afasta as pessoas. Também há problemas com abandono das famílias. Sentimos a necessidade de humanizar o atendimento a estas pessoas. Um exemplo é uma paciente que há 14 anos não celebrava um aniversário e fizemos questão de fazer a festa. Outro exemplo é uma paciente que não fazia sobrancelha há cinco anos. E uma outra ficou surpresa ao tomar café com o presidente.”
“No estatuto da Beneficência Portuguesa tem a determinação de exercer um atendimento humanizado. É o que fazemos e estamos ampliando, inclusive com a criação de um cinema, onde ele vai provocar uma reflexão e uma motivação aos pacientes. Também vamos criar o ‘Dia da Alta’, onde o paciente, ao sair do hospital, ficará elegante, belo e arrumado, visando dar uma melhora na autoestima”.