Jovens que desejam trabalhar no Porto de Santos, tem uma grande oportunidade de conhecer mais sobre a logística portuária e sem gastar nada. Foi lançado o curso ‘Introdução à Gestão Portuária – IGPort’, ministrado pela Fundação Cenep (Centro de Excelência Portuária) de Santos e ele está com inscrições abertas.
Segundo a prefeitura, os 100 primeiros alunos que se matricularem via Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos de Santos (Semulher) ganham isenção da taxa original de R$ 120. De acordo com a administração, o curso é ministrado on-line, com carga horária total de 220 horas, e será realizado entre 5 de setembro e 28 de novembro.
Para participar é preciso ter entre 18 e 29 anos, residir em Santos e possuir o Ensino Médio completo. A inscrição pode ser feita clicando aqui.
O conteúdo programático traz diversos aspectos da logística e do ambiente portuário. Serão abordados os seguintes temas em 12 módulos: Comércio e Logística Internacional; Fundamentos da Logística Portuária; Sistemas Portuários; Shipping; Gestão dos Terminais Portuários; Fundamentos da Oceanografia.
E ainda: Capital Humano 5.0; Segurança e Saúde das Operações e do Trabalho; Transição Energética; Portos 4.0 – ‘Smartports’; Relação Portos e Cidades; Módulo Internacional.
Valorização
Para o coordenador municipal de Políticas para a Infância e Juventude, Gustavo Prado Ignácio, essa colaboração entre Cenep e Semulher vai além da oferta de vagas gratuitas — representa um investimento no futuro dos jovens.
“Considerando que o Porto de Santos é o maior da América Latina e do Hemisfério Sul, é evidente que a expertise em gestão portuária é uma habilidade altamente valorizada em nossa comunidade”, comenta. “A parceria não apenas capacita os jovens a adentrar nesse setor vital para a economia, mas contribui para o crescimento pessoal e profissional de cada participante”.
O presidente da Fundação Cenep, Bruno Pelochs Barbino — especialista em gestão de pessoas, carreira e capacitação —, afirma que o curso pode ser uma entrada para um novo nicho do mercado de trabalho.
“Acreditamos na força da educação como transformadora de vidas. Esse projeto ratifica a união do porto com a Cidade e ampliará a visão do jovem quanto às possibilidades de emprego dentro do universo portuário”.