Santos promove repaginada na Boulevard Othon Feliciano

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

O Boluevard Othon Feliciano é um dos pontos comerciais e turísticos de Santos mais famosos. Agora o local, que faz a ligação entre a Avenida Ana Costa e a Marcílio Dias está com mais cores, música, alegria, adultos e crianças. Ele foi renomeado de Bulevar das Artes Othon Feliciano e reinaugurado no sábado (19).

Segundo a prefeitura, o local transformou-se na mais nova área de convivência do bairro e destaca, em 10 painéis, personalidades da Cidade, entre eles Antônio Luiz Gonzaga, dono do bar que deu nome ao bairro; o compositor Gilberto Mendes;  o cantor Chorão, da banda Charlie Brown Jr.; o ator e diretor teatral Tanah Corrêa; a escritora e ativista do Movimento de Mulheres Negras Alzira Rufino, e Pelé.

O espaço é dotado de novo mobiliário urbano fabricado com materiais sustentáveis pela Ecofábrica Criativa FAZ (Fábrica de Artefatos e Zeladoria), integrado por três pergolados de madeira, com paisagismo; bancos e nove conjuntos com mesa, além de três árvores cenográficas imitando palmeiras, criadas a partir do reaproveitamento de 15 postes de iluminação.

Para completar, frases motivacionais grafitadas no piso e um espaço kids com dois jogos de amarelinha, um deles retratando um dragão, e ainda barquinho, caminhonete e avião confeccionados em madeira plástica de antigas lixeiras instaladas na faixa de areia da praia, danificadas pela força das marés.

Elogios

Marcelo Menegheli, proprietário da Top Games, era só sorrisos. “Hoje abri a loja com 20 crianças se divertindo e cantando bem em frente”, comentou, dizendo estar “muito feliz com os trabalhos realizados pela Prefeitura”. Integrante do grupo que se articulou para as melhorias do local, ele garante: “Ficou mesmo lindo. Esse novo visual vai trazer o que a gente mais precisa: alegria e público.”

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Fátima Paula Tavares Mateo e Teresinha da Silva Tavares se diziam “duplamente felizes”. A filha e a viúva de Orlando Tavares, empresário e fundador do Bloco Carnavalesco Raparigas do Último Gole, outro homenageado nos painéis do bulevar, lembraram a sua paixão por Santos, onde constituiu família e teve a sua vida marcada por conquistas e alegrias. “É o reconhecimento da Cidade”, disseram.

Fátima e o irmão Antônio Carlos, aliás, terão a oportunidade de diariamente ver a imagem do pai. É que ambos, dentistas, têm consultório no Edifício Olga, no número 2 da Othon Feliciano – e a foto artística de Orlando está posicionada bem em frente à entrada do prédio.

Viúva de Gilberto Mendes, Eliane Ghigonetto Mendes diz que o marido, falecido em 2016, não queria ser esquecido. “Ele ofereceu o dom que tinha para as pessoas e tinha a sabedoria da humildade”, comentou, sensibilizada com mais essa homenagem.

Recebido por comerciantes do bairro, munícipes e por 15 crianças do Projeto KickBoxing, da ONG Cantinho Feliz, no bairro Castelo, que fizeram demonstrações do esporte e cantaram para o público, o prefeito Rogério Santos disse ser “muito gratificante homenagear algumas das muitas personalidades que fizeram a história de Santos  e fazem parte da minha história”.

O projeto de revitalização do espaço público, prosseguiu, foi idealizado a partir da arte, “que educa e ensina”, destacando que Santos, “conhecida pela paz e por seu espírito democrático, foi construída por muitos que deixaram seu nome na história da Cidade”, agora homenageados no Bulevar das Artes.

Ali estão também as imagens de Aristides Rodrigues, empresário e ex-proprietário do Lanches Independência; Pagu, apelido da escritora, jornalista e produtora cultural Patrícia Galvão, e do abolicionista Quintino Lacerda, líder do Quilombo do Jabaquara.

O prefeito também homenageou Anderson Camargo, coordenador da EcoFábrica Criativa FAZ, e seus funcionários Carlos Eduardo Barbosa, Igor Ferreira e Richard de Melo pelo trabalho que realizam na reciclagem de diferentes materiais e junto a integrantes do Projeto Reeducandos.

Convênio da Prefeitura com a Fundação de Amparo ao Preso (Funap), o projeto, ativado em junho de 2022, emprega 300 apenados do regime semiaberto do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), de São Vicente. “Eles trabalham cinco dias por semana, recebem um salário mínimo por mês e fizeram parte desta revitalização”, afirmou o prefeito, lembrando que seis deles já foram contratados por conta dos cursos oferecidos pela Administração.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS